Foto: Operação Catrimani

Um acampamento de garimpo ilegal foi desmobilizado na última quarta-feira (14) dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação ocorreu na região de “João Doido”, no norte do estado, e contou com o apoio de uma aeronave H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) e 12 militares do Exército Brasileiro, que atuaram por terra e ar.

Durante a operação, foram apreendidas uma espingarda calibre 20 com cinco cartuchos, uma pistola Taurus com quatro cartuchos, quatro celulares, 1.500 quilos de cassiterita e 450 litros de combustível. Também foram destruídos três geradores, 12 motores de garimpo, três embarcações, um motor de popa, duas baterias automotivas, duas placas solares, cinco freezers, três fogões, oito botijões de gás e um carregador de bateria.

Operação Catrimani II

A ação integra a Operação Catrimani II, uma ofensiva coordenada pela Casa de Governo de Roraima, com participação das Forças Armadas, forças de segurança pública e agências federais. A operação tem como objetivo combater o garimpo ilegal, os crimes ambientais e os ilícitos transfronteiriços dentro da Terra Yanomami, conforme determina a Portaria GM-MD nº 1511, de 26 de março de 2024.

Desde o início da atuação contínua das equipes na região, a área ocupada por garimpo ilegal foi reduzida em mais de 94%. Em março de 2024, eram 4.570 hectares. Em fevereiro deste ano, o número caiu para 269 hectares.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here