A Polícia Civil de Roraima (PCRR) por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) cumpriu um mandado de prisão, na manhã desta terça-feira (6), desfavor de um idoso de 85 anos, condenado por estupro de vulnerável de uma criança de 10 anos. O homem foi localizado no bairro 13 de setembro, zona oeste de Boa Vista.
De acordo com informações disponibilizadas pela delegada titular da DPCA, Jaira Farias, a condenação do homem foi resultado de um inquérito policial instaurado na unidade policial em maio de 2023. A prisão faz parte da operação Caminhos Seguros.
O crime ocorreu no ano de 2017, quando a criança tinha 10 anos de idade. Ela residia com a genitora em um imóvel alugado, de propriedade do autor do crime. O homem era amigo da família e morava com sua companheira, na residência localizada ao lado. Quando a mãe da criança saía para trabalhar, a vítima ficava sob os cuidados do casal, momento em que o idoso aproveitava para abusá-la dizendo que se tratava de uma brincadeira. Além disso, ele orientava a criança para que não contasse a ninguém sobre os abusos. Toda a ação ocorria quando a companheira dele estava em outro cômodo da casa.
Em janeiro de 2018, a vítima e sua genitora se mudaram para a cidade de Manaus, ocasião em que a menor passou a se cortar e ainda tentou suicídio, pois passou a sentir nojo do próprio corpo. Somente em fevereiro de 2021, quando já moravam novamente em Boa Vista, a genitora tomou conhecimento do estupro sofrido pela filha e compareceu na Delegacia para o denunciar o caso.
Durante as investigações, realizadas na DPCA, o denunciado negou a prática delitiva, mas as investigações comprovaram a veracidade dos fatos.
Processado, ele foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado. Com a sentença transitada em julgada, foi expedido o mandado de prisão por sentença condenatória contra ele.
O homem foi preso e enviado até a sede da DPCA, para formalização da prisão e, posteriormente, foi apresentado na audiência de custódia, ainda nesta terça-feira.
Operação Caminhos Seguros
A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com atuação integrada entre as forças de segurança pública. Em Roraima, a operação é coordenada pela PCRR, com a participação da Polícia Militar de Roraima (PMRR), da Secretaria de Segurança Pública (SESP) e demais órgãos que fazem parte da rede de proteção de combate à violência contra criança e adolescente.
As ações da Operação Caminhos Seguros seguem até o dia 30 de maio em diversas cidades do interior do Estado, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente em Roraima.