
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Escola do Legislativo (Escolegis), realizou na noite desta sexta-feira (2) um aulão gratuito de revisão para os candidatos ao vestibular da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O evento ocorreu das 19h às 23h, no plenário Noêmia Bastos Amazonas, sede do Parlamento estadual, reunindo dezenas de estudantes em busca de reforço nos conteúdos mais relevantes para a prova.
Durante o aulão, foram abordadas disciplinas essenciais como redação, com a professora Neivana Lima; matemática, com Eulina Medeiros; história e geografia, com Armando Pinheiro; biologia, com Fairuz Daoud; além de literatura e língua portuguesa, com Giselle Bispo. Para aqueles que não puderam comparecer presencialmente, o conteúdo foi transmitido ao vivo pelo canal da Assembleia no YouTube (@assembleiarr).
O presidente da Escolegis, deputado Chico Mozart (Progressistas), destacou a importância da iniciativa para o desempenho dos estudantes na prova.
“A Assembleia tem sido um braço direito para quem não pode pagar por cursos privados. Por isso, nossa missão é democratizar o acesso ao conhecimento com qualidade e sem custo”, afirmou.
A professora de redação, Neivana Lima, ressaltou o empenho dos alunos que participaram do momento. “As semanas foram intensas e produtivas. Eles estavam interessados e engajados em adquirir os conhecimentos necessários para fazer uma boa prova. Foi um combo completo de preparação para alcançar a aprovação no vestibular”, destacou.
O professor de história e geografia, Armando Pinheiro, também compartilhou sua experiência dando aula para os alunos durante o aulão. “É um prazer e um desafio estar aqui. Somos coadjuvantes na trajetória desses jovens, que pertencem a uma geração abençoada. Eles têm oportunidades que muitos de nós não tivemos. Estamos aqui para oferecer o nosso melhor”, disse.
João Pedro Nascimento, de 19 anos, conheceu a Escolegis por meio do curso de informática básica. Prestes a realizar o vestibular da Universidade Estadual, ele decidiu participar do preparatório e do aulão, para chegar mais preparado no domingo.
“O curso foi incrível, os professores explicaram muito bem. Espero que tudo o que aprendi me ajude na prova”, disse o jovem, que pretende ingressar no curso de Ciência da Computação.
Lourizângela Moreira, de 42 anos, também participou da preparação. Ela quer ser professora, e viu no aulão um incentivo para buscar o curso dos sonhos.
“A iniciativa foi maravilhosa, principalmente por ser gratuita. Estou mais madura e agora, com meu filho já com 18 anos, decidi correr atrás do meu sonho: fazer pedagogia. Sempre amei crianças, mas antes não tive essa oportunidade”, contou emocionada.
O aulão foi destinado aos inscritos no vestibular da UERR, que ocorre neste domingo (4), com oferta de 690 vagas para o campus Boa Vista, distribuídas em 20 cursos de graduação. A prova contará com 72 questões objetivas e uma redação. Os candidatos devem ficar atentos aos horários: os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30.