Ministra Esther Dweck concedeu entrevista nesta segunda (28) - Foto: Reprodução/Governo Federal

O Governo Federal apresentou nesta segunda-feira (28), os detalhes da 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Esta edição do “Enem dos Concursos” oferta 3.352 vagas, em 35 órgãos públicos. Do total, 2.180 são vagas imediatas e 1.172 para nomeação de curto prazo, após homologação dos resultados. A previsão é que as inscrições iniciem em julho, e que a prova objetiva, primeira etapa da seleção, ocorra no dia 5 de outubro.

De acordo com o Governo Federal, o CNPU 2025 contará com nove blocos temáticos e o mesmo sistema de inscrição para diferentes cargos pertencentes ao mesmo bloco, com lista de preferência. As provas devem ser aplicadas em cerca de 228 cidades espalhadas pelo país.

Os principais cargos e vagas imediatas para nível superior são para Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (250 vagas) e Analista Técnico de Defesa e Justiça (250), além de cargos nos ministérios das Cidades (15), do Desenvolvimento Agrário (64), do Turismo (8), da Integração e Desenvolvimento Regional (10), da Fazenda (30) e da Pesca e Aquicultura (33). Para inscritos com ensino médio completo, as vagas contemplam instituições como ANP (50 vagas para nível superior e 16 para ensino médio), Anac (70 para médio), Anatel (50 para médio), ANM (80), ANS (20), Antaq (30), ANTT (50) e Anvisa (14), entre outros.

CRONOGRAMA

Este ano, as provas serão aplicadas em duas fases e datas, seguindo o seguinte cronograma previsto:

Edital e inscrições: Julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva: Para habilitados na primeira fase: 7 de dezembro de 2025
Divulgação de resultados: Fevereiro de 2026

A convocação para a segunda fase vai respeitar a ideia de nove vezes o número de vagas para cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.

PRIMEIRO CPNU

A 1ª edição do CNPU foi o maior concurso público já feito no país.  6.640 vagas foram ofertadas em 21 órgãos públicos federais. O concurso teve mais de 2,11 milhões de inscritos confirmados.  As provas foram aplicadas em 228 locais para facilitar acesso de candidatos de todo o país, permitindo uma distância média de deslocamento de 100 km da residência. Houve aprovações em 908 cidades e em todos os estados e no Distrito Federal. Um total de 24,5% dos aprovados são pessoas negras, 2,3% são indígenas e 6,8% são pessoas com deficiência.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here