Foto: divulgação

O presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Ionilson Sampaio, afirmou neste domingo (27) que vai seguir as recomendações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Terras, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Entre as medidas, está a suspensão de títulos de terra considerados suspeitos.

Durante entrevista à rádio Folha FM, Sampaio informou que uma força-tarefa será criada para apurar as denúncias apontadas pela CPI. A investigação ficará a cargo de uma comissão de sindicância formada por servidores efetivos, sem vínculos com processos de licenciamento de terras.

Ainda de acordo com Sampaio, o Iteraima vai revisar atos administrativos suspeitos e suspender documentos que apresentem indícios de irregularidades. Ele também anunciou a exoneração do diretor de Governança Fundiária do instituto, João Silva, investigado pela CPI. O afastamento será oficializado nesta segunda-feira (28).

O presidente do Iteraima disse que pretende firmar um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) para garantir o acompanhamento das ações do órgão. Também articula a criação de uma comissão para mediação de conflitos fundiários, com participação de entidades como a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RR), Incra, Defensoria Pública (DPE-RR), Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e a própria ALE-RR.

Ele afirmou ainda que a gestão buscará revisar a legislação fundiária estadual e combater a grilagem e a especulação de terras públicas. Questionado sobre os produtores desintrusados da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, disse que irá buscar soluções para reassentamento das famílias.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here