Dos dez municípios do país com mais focos de calor acumulados nos últimos cinco dias, nove são de Roraima. Do último dia 9 de março até essa quarta-feira (13), o estado registrou 135 focos de calor, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Conforme os dados do acumulado nos últimos cinco dias, os registros foram: Mucajaí 23, Iracema 19, Caracaraí 18, Bonfim 13, São Luiz 13, Rorainópolis 11, Cantá 10, Caroebe 8 e São João da Baliza 7.
Além dos focos de calor, a Defesa Civil em Roraima informou que 693 ocorrências foram contabilizadas neste ano no estado. Por conta disso, os órgãos ambientais suspenderam o calendário de queimadas.
Desde o início do ano foram registrados 1.865 focos contra 1.203 no mesmo período do ano passado. Os focos detectados por satélites e contabilizados pelo setor de Estatística da Defesa Civil no estado, são indicativos de queimadas.
No entanto, o diretor Executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, explicou que às vezes o satélite identifica um local como foco de calor, mas não necessariamente são ocorrências de combate. Porém, o coronel alerta para que as pessoas se sensibilizassem com a situação do estado.
Rio Branco atinge nível zero de captação
Além dos focos do calor, outra preocupação em Roraima é com o período de estiagem. A Companhia de Águas e esgotos (Caer) informou que o nível de captação do Rio Branco está no nível zero. Isso significa que pode haver racionamento de água nos próximos dias em Boa Vista e também nos municípios do interior do estado.