A Prefeitura de Boa Vista mobilizou, nesta sexta-feira (25), uma operação de fiscalização em pontos estratégicos da cidade. A ação reuniu equipes das secretarias municipais de Segurança, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR).
A operação foi realizada em locais como um supermercado na avenida das Guianas, a praça do bairro Treze de Setembro e o Parque do Rio Branco. Os pontos foram escolhidos com base em denúncias de uso de entorpecentes e condutas inadequadas em áreas públicas.
De acordo com o inspetor da Guarda Civil Municipal, Gilberto Lopes, a fiscalização tem como objetivo “garantir mais do que segurança: visa restabelecer a ordem e a boa convivência nos espaços públicos”. Ele afirmou ainda que “além de reprimir atividades ilícitas, estamos atentos a irregularidades cometidas por alguns prestadores de serviço. Essas fiscalizações seguirão ocorrendo semanalmente, sempre de forma estratégica e integrada com outros órgãos”.
Outro foco da operação foi a fiscalização da poluição sonora. O inspetor de Meio Ambiente, Robson Lopes, destacou a importância da atuação noturna: “Esse tipo de ação é fundamental, principalmente à noite, quando recebemos mais denúncias. Estamos atuando para coibir o uso abusivo de equipamentos de som, e, quando necessário, aplicamos multas e fazemos a apreensão do material”.
A fiscalização também verificou o uso irregular de calçadas e espaços de circulação. Durante uma abordagem em frente ao supermercado, ambulantes foram orientados a desocupar áreas destinadas a pedestres.
“Durante a abordagem em frente ao supermercado, identificamos ambulantes com alvará, mas que estavam ocupando áreas destinadas a pedestres. Orientamos a retirada das estruturas para liberar o passeio e garantir a mobilidade da população”, afirmou o fiscal fundiário da EMHUR, Denis Nunes.
Ao final da operação, 150 pessoas foram abordadas e 10 motocicletas foram apreendidas por irregularidades diversas.