Foto: SupCom ALERR

Com a proposta de se aproximar da população, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) iniciou em Alto Alegre, nesta sexta-feira (25), o projeto “Assembleia de Ponta a Ponta” e levou diversos programas da Casa ao interior, com atendimentos gratuitos, orientações e palestras para a comunidade.

Uma das ações de maior impacto foi promovida pela Secretaria Especial da Mulher (SEM), que ofereceu uma série de serviços por meio das equipes multidisciplinares dos programas Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) e Centro Reflexivo Reconstruir. As atividades incluíram palestras sobre violência doméstica e familiar, atendimentos psicológicos, orientações jurídicas e a doação de perucas para mulheres em tratamento de câncer.

Foto: SupCom/ALERR

Para a diretora da SEM/ALE-RR, Glauci Gembro, o evento possibilitou conhecer melhor todas as ações do órgão do Legislativo.

“Estamos mostrando à população de Alto Alegre os serviços que o Chame oferece: atendimento à mulher com nossa equipe multidisciplinar – advogada, psicóloga, assistente social -, além de trazermos o nosso professor de defesa pessoal, que está dando aula aqui, para mostrar às mulheres formas de se proteger. A secretaria está presente, trazendo tudo o que fazemos em Boa Vista também para o interior”, afirmou.

Direitos Humanos e Cidadania

Já o Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) esteve presente oferecendo escuta qualificada e orientações sobre direitos civis, além de informações voltadas à prevenção e combate ao tráfico de pessoas, uma pauta sensível em regiões de fronteira como Roraima.

“Viemos trazer informações e materiais educativos à população de Alto Alegre, falando sobre tráfico de pessoas, abuso e exploração de crianças e adolescentes — temas sérios e urgentes, especialmente em áreas mais vulneráveis. Esse trabalho também é feito nas escolas de Boa Vista, para que nossos adolescentes estejam informados e protegidos”, informou o coordenador do Centro de Promoção às Vítimas de Tráfico de Pessoas da ALE-RR, Glauber Batista.

Direitos do Consumidor

O Procon Assembleia também promoveu pré-atendimentos, orientações ao consumidor e acolhimento de reclamações e denúncias relacionadas ao consumo. Liris Aguiar, servidora do órgão, frisou a relevância de aproximar as demandas da população do Estado do Procon da Casa Legislativa.

“Esse projeto da Assembleia é muito importante, principalmente com a participação do Procon. Ele aproxima o cidadão do interior dos seus direitos nas relações de consumo. Às vezes, o consumidor sabe que algo está errado, mas não sabe como agir, como exigir. E nós estamos aqui para resolver isso”, comentou Liris.

Capacitação e empreendedorismo

Com foco na capacitação profissional e no incentivo ao empreendedorismo, aALE-RR promoveu ainda uma série de atividades voltadas à qualificação de moradores e empreendedores do município de Alto Alegre.

Por meio da Feirinha do Empreendedor, o Centro de Inovação e Empreendedorismo (Inovem) da ALE-RR esteve presente com consultorias personalizadas para pequenos empresários e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio. Os atendimentos abordaram temas como gestão financeira, controle de estoque, marketing e formalização.

A Escola do Legislativo (Escolegis) participou com cursos práticos voltados à geração de renda e valorização de habilidades manuais. Entre as atividades oferecidas, estavam as oficinas de “Bananas e suas preparações”, corte de cabelo feminino, balões personalizados, barbearia e design de sobrancelhas.

Diversão e Inclusão

Foto: SupCom/ALERR

Crianças de todas as idades participaram de uma programação especial promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR). A programação infantil contou com palestra para os pais sobre os direitos das pessoas com autismo, além de atividades como cineminha, pintura facial, oficinas de desenho, massinha de modelar e dinâmicas físicas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here