Foto: divulgação

As produções regionais de cinema serão destaque na 6ª Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA), que acontece de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, no Roraima Garden Shopping, bairro Caçari, em Boa Vista, com exibição de filmes, oficinas e mesa redonda com especialistas da área. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Durante os três dias de evento, o público poderá participar de sessões de cinema ao ar livre, atividades formativas e debates voltados ao fortalecimento do setor audiovisual no estado.

Entre os destaques da programação está a Oficina Ninja, que ocorre no dia 31 de janeiro, às 14h, ministrada pelo cofundador da Mídia Ninja, Clayton Nobre. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail [email protected], informando nome completo e CPF.

A SEDA é promovida pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio de espaços culturais parceiros e exibidores locais.

A abertura oficial acontece às 19h do dia 30 de janeiro, com a Mostra Roraima de Filmes, que exibirá gratuitamente as produções: Entre As Nuvens (Alex Pizano), Guariba Guabirú (Luiz Claudio Corrêa Duarte), Disquete, Vol. 1 (Laélia Lima Cardoso), Fuga (Aldenor Pimentel) e A Pele do Ouro (Marcela Ulhoa e Yare Perdomo).

No dia 31, além da oficina, será realizada a Mesa Redonda “Produção Audiovisual na Amazônia”, com a participação de Kartola, Ana Aranha, Cláudio Lavôr, Thiago Briglia e Yare Perdomo. À noite, a partir das 19h30, será exibido gratuitamente o longa-metragem Pau D’Aro.

A programação se encerra no domingo (1º de fevereiro) com a exibição do filme O Último Azul, marcando o encerramento da edição 2025 da SEDA.

Segundo o coordenador da SEDA Roraima, Manoel Rolla, toda a programação foi pensada para fortalecer o audiovisual local.

“O foco do nosso encontro é debater o audiovisual roraimense e sua expansão. Esta edição em Boa Vista é a culminância de um trabalho iniciado no ano passado em cidades do interior, com a proposta de exibir filmes e fomentar o debate sobre o setor”, destacou.

Semana do Audiovisual de Roraima – SEDA

Criada com a proposta de incentivar e fortalecer o audiovisual em Roraima, a Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA) surgiu em 2010 e teve atuação até 2014. Em 2025, o projeto retomou suas atividades no estado, promovido pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

A iniciativa conta ainda com o apoio de instituições e espaços parceiros ligados à cadeia produtiva do audiovisual, como Biosphere Records Audiovisual, INVENTAR – Cinema de Fronteira, Cinema Yanomax e outros apoiadores culturais.

Entre as novidades desta nova fase está o SEDA Play, plataforma digital que disponibiliza, por tempo limitado, produções audiovisuais roraimenses para exibição online, permitindo que os filmes sejam assistidos de qualquer parte do mundo e ampliando o alcance da produção local.

A 6ª edição da Semana do Audiovisual de Roraima teve início em setembro de 2025 e percorreu diferentes regiões do estado, passando por Campo Alegre, Serra do Tepequém e Normandia, consolidando a proposta de descentralização cultural e valorização dos realizadores do interior.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here