Aeronave modelo Paradise. Foto: Reprodução/PCRR

Uma aeronave modelo Paradise, prefixo PU-MKT, que era utilizada para o tráfico de drogas e atividades em região de garimpo ilegal, foi destruída pelas Forças de Segurança em Roraima. O avião, em condições irregulares, estava em uma pista clandestina na região do Truaru, às margens do Rio Uraricuera, na zona rural de Boa Vista. Durante a ação, quatro pessoas foram conduzidas e apresentadas na sede da Polícia Federal (PF).

Aeronave modelo Paradise. Foto: Reprodução/PCRR

A operação ocorreu em ação integrada entre equipes da Polícia Civil de Roraima (PC-RR), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Segundo a PC-RR, as diligências começaram uma denúncia de que uma aeronave, utilizada no tráfico de drogas, teria pousado em uma pista clandestina na região do Truaru há cinco dias e que o piloto e outra pessoa estariam acampados em uma fazenda próxima ao avião.

As equipes iniciaram as investigações com base na denúncia registrada. Além de usada para o tráfico, a aeronave servia como suporte logístico para atividades de garimpo ilegal. As equipes conseguiram identificar também o acampamento onde os suspeitos aguardavam para dar continuidade às atividades criminosas.

Com base no Decreto 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, em que produtos e instrumentos utilizados em infrações ambientais podem ser destruídos quando seu transporte ou guarda se tornam inviáveis, ou quando representam riscos significativos ao meio ambiente e à segurança pública, a aeronave foi destruída.

A equipe do Ibama, com o apoio dos policiais, realizou a destruição da aeronave no local, o objetivo era impedir sua reutilização em atividades ilícitas. As investigações relacionadas ao tráfico de drogas terão continuidade com base nas provas coletadas, afirma a PC-RR.

Suspeitos capturados

Durante a operação, A. J. L. O., de 24 anos, apontado como piloto da aeronave, foi identificado no local, junto a outros três suspeitos. Todos foram conduzidos à sede da PF em Boa Vista.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão ao Entorpecentes (DRE), Marcus Albano, a operação reforça a relevância da integração entre os órgãos para o sucesso de ações contra o tráfico de drogas e outras atividades ilegais.

“Essa ação demonstra que, quando trabalhamos juntos, conseguimos enfraquecer redes criminosas que atuam tanto no tráfico de drogas quanto no garimpo ilegal, protegendo não apenas o meio ambiente, mas também a segurança da população”, destaca.

A PC-RR continua as investigações, com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na ação criminosa.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here