Fórum da Cidadania Latife Salomão. Foto: Nucri/TJRR.

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) inaugura nesta quinta-feira, 12, o Fórum da Cidadania – Palácio Lafitte Salomão, no Centro de Boa Vista. O prédio icônico no Centro da cidade foi construído em 1992, na gestão do governador Ottomar de Souza Pinto, à época, conhecido como Palácio da Microempresa de Roraima, quando se tornou o local ideal e sede de importantes eventos empresariais e governamentais.

Agora, o local vai abrigar a estrutura do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) que trará ao cidadão inúmeros serviços: abrigará as três unidades dos Juizados Especiais Cíveis, a Turma Recursal, as Varas da Infância e Juventude, a Vara de Justiça Itinerante e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Também contará com instituições parceiras, como o Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e a OAB Seccional Roraima.

“O espaço oferecerá atendimento à população, reunindo serviços judiciais e administrativos prestados pelo Tribunal de Justiça de Roraima, além de órgãos públicos como a Prefeitura de Boa Vista, o Governo do Estado de Roraima, a Polícia Federal, a Receita Federal e outras instituições parceiras. Contamos com sua presença!”, destacou o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento.

A edificação

O prédio de estrutura moderna se destaca na Avenida Glaycon de Paiva, pela sua arquitetura. A cobertura é composta por telhas coloniais assentadas em estrutura metálica e para melhor iluminação foram utilizadas chapas lisas de fibra de vidro translúcido; persianas de alumínio no cume para o acesso de ventilação. Nas laterais estão torres para abrigar caixas d’água e depósitos, além de outras edificações para restaurantes e outros tipos de divertimentos.
O Palácio foi construído para atender uma demanda de feiras, exposições e eventos voltados para fortalecer o comércio e a indústria local, de modo que os expositores tivessem local certo, porém durante muito tempo ficou sendo utilizado como sede administrativa da Secretaria de Estado da Administração (SEGAD).

O Fórum da Cidadania

A revitalização do espaço, que ocupa 4.100 metros quadrados, foi resultado de articulações conduzidas pelo presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, com representantes da esfera estadual e federal. A obra, lançada em junho de 2023, reforça o compromisso com inovação e sustentabilidade, incluindo o uso de materiais reciclados, como paredes de PET, e a implementação de sistemas sustentáveis, como captação de água da chuva.

Durante o evento, também serão apresentadas as transformações físicas e funcionais do espaço, que agora reflete o compromisso do TJRR com eficiência, inclusão e responsabilidade ambiental.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here