Durante diligências realizadas pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), que se concentraram nas vicinais e na rodovia 210, no município de Caroebe, foram apreendidas 27 toras de madeira, totalizando 30,5 m³ de várias espécies. A carga estava sendo transportada sem a devida documentação, especificamente o DOF (Documento de Origem Florestal). A ação está inserida no âmbito da Operação Protetor do Bioma.
Ação foi coordenada pelo delegado titular da DPMA, Francisco de Araújo, que realiza diligências na região Sul do Estado, visando o combate aos Ilícitos ambientais e transporte Ilegal de Madeira em Roraima.
“A Operação Protetor do Bioma visa intensificar as ações em defesa do meio ambiente. Ao longo do dia de ontem realizamos diversas abordagens a caminhões nas vicinais e ao longo da Rodovia 210. Como resultado, foram apreendidas 27 toras de madeira, totalizando 30,520 m³ de várias espécies, sendo que a carga estava sendo transportada sem o DOF”, disse o delegado.
Ainda segundo o delegado, uma pessoa foi detida e apresentada no destacamento da Polícia Militar em Caroebe, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência.
“Trata-se de um crime de menor potencial ofensivo e essa pessoa vai responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência. A madeira apreendida foi devidamente depositada em uma madeireira local em Caroebe, permanecendo à disposição da Justiça para as medidas cabíveis”, esclareceu o delegado.
“A Polícia Civil, por meio do DPMA dará continuidade às ações preventivas e repressivas visando a proteção do meio-ambiente aqui na região Sul. Posteriormente, iremos atuar em outros municípios”, disse o delegado, acrescentando que o objetivo principal da ação é a proteção dos recursos naturais do estado, garantindo a preservação do bioma roraimense.