Foto: SupCom ALE-RR

O sábado (30) foi de aprendizado para professores da rede municipal de ensino do município de Caracaraí (139 quilômetros). Até o dia 1º de dezembro, cerca de 130 profissionais serão capacitados sobre técnicas pedagógicas para crianças atípicas pelo Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr – vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e pelo programa Desenvolver, do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

As instituições iniciaram as capacitações com a proposta de ensinar técnicas pedagógicas para educadores, cuidadores e professores. Nestes dois dias os participantes conhecerão mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvimento motor, legislações, intervenção e primeiros-socorros. O curso tem duração total de 24h, divididas em dois dias de programação presencial.

Monalisa Cardoso é coordenadora terapêutica ABA (Análise do Comportamento Aplicada) do TEAMARR e dividiu o conhecimento com os inscritos. Segundo a palestrante, a abordagem ajuda a dar autonomia para crianças e adolescentes com TEA, o que auxilia no processo de aprendizado, sobretudo porque a metodologia de ensino para atípicos deve ser diferente.

“Principalmente falando de crianças, elas não aprendem de forma típica como as outras crianças e elas precisam de alguns apoios dentro da sala de aula. Então, hoje eu trouxe estratégias de ensino que são usadas para que a criança consiga permanecer dentro de sala de aula, seja compreendida pelos colegas e até mesmo pelos professores”, pontuou Monalisa.

Depois de Iracema, Caracaraí foi o segundo município a receber a capacitação. Segundo a presidente do Programa de Atendimento Comunitário, deputada Angela Águida Portella (Progressistas), a temática da educação focada no desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA ainda é recente, principalmente nos municípios afastados da capital.

“A ideia do Teamarr e do Desenvolver de ir até os municípios é para dar segurança a esse profissional que está lá na ponta no exercício da sua profissão, para que ele possa identificar, intervir, acolher, compreender, e aí saber qual é o melhor manejo, não só na questão pedagógica, mas também no desenvolvimento físico motor dessa criança e adolescente autista”, ressaltou a deputada.

Conforme a coordenadora do programa Desenvolver, Eliana Mendonça, o curso foi estruturado a partir de demandas provenientes de professores e da comunidade escolar, pensado para abranger diversas áreas sobre o tema.

“Trouxemos um grupo de quatro professores do Instituto Federal de Roraima que tem competência e expertise nessa área. Então, eles abordam um pouco da própria identificação do autismo, além de aspectos motores e a questão da neuroaprendizagem”, explicou Eliana ao salientar que na programação do curso foram elaboradas oficinas práticas com exercícios educativos que podem ser aplicados dentro da sala de aula.

A acadêmica de pedagogia e mãe de três crianças autistas, Rafaete Aguiar aproveitou cada minuto da formação. Além de ajudar na formação profissional, o curso ajudará a desenvolver as habilidades dos filhos no dia-a-dia e esclarecer dúvidas sobre como lidar com alguns aspectos da criação de crianças atípicas.

“As palestras trazem conhecimentos que a gente ainda não tinha. Pude entender muitas coisas que já vivi na minha rotina, mas que agora percebi de uma forma mais esclarecedora. Como mãe, consegui abrir minha mente para muitos assuntos e aprender coisas da qual não estava inteirada”, reforçou Rafaete.

A parceria entre o TEAMARR e o Desenvolver garante outros benefícios para jovens e crianças atípicas que vão além das capacitações. As opções variam entre atividades físicas multimodais, que auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo, com turmas divididas por idade e turnos, até aulas esportivas, de jogos, recreação, danças, lutas, exercícios psicomotores, musculação e ginástica.

O Centro de Acolhimento ao Autista – TEAMARR, da Assembleia Legislativa de Roraima, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Santos Dumont, 1193 – São Francisco.

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