A Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos inaugura na sexta-feira (29), o Fórum Estadual de Apoio ao Programa de Democratização de Imóveis da União – Imóvel da Gente – em Roraima, com a participação de representantes do Governo Federal, estadual, e a sociedade civil. O objetivo do Fórum é promover o debate e priorizar a destinação dos imóveis da União para habitação social e outras políticas públicas em benefício da população. A inauguração ocorre da sede da SPU em Roraima, localizada na Avenida Ville Roy, 7984, no bairro São Vicente, às 14h.
“A ideia é promover um debate sobre o acesso e a transparência no acesso aos imóveis da União. É como se Governo Federal, estadual, representantes de municípios e dos movimentos sociais se unissem para pactuar e organizar imóveis que são da gente, e com isso analisar a melhor destinação. O Fórum é um espaço de consultas, coordenado pela Superintendência do Patrimônio da União aqui em Roraima, e que tem o papel de organizar as demandas pelos espaços, priorizar as destinações e fazer acompanhamento dos projetos que precisam de área física para sair do papel”, ressalta o superintendente da SPU em Roraima, Linoberg Almeida.
O Fórum faz parte do Programa Imóvel da Gente, do Governo Federal, que está destinando imóveis da União para as políticas públicas prioritárias, considerando sua função social e ambiental, melhorando a vida da população e valorizando o patrimônio público. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, seguindo as diretrizes do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instala os Fórum estaduais em todo o Brasil para fazer uma parceria com estados e municípios, nas diversas políticas de competência da pasta, dialogando com todos os segmentos da sociedade.
O lançamento do Fórum de Apoio ao Programa de Democratização de Imóveis da União no estado do Roraima terá a presença da assessora de participação social e diversidade do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Daniela Salomão Gorayeb, do secretário do Patrimônio da União (SPU), Lúcio Geraldo Andrade, da assessora do gabinete SPU, Olívia Carolino Pires e representantes do Governo Estadual, das Prefeituras Municipais, diversos órgãos públicos e a sociedade civil.