O presidente Lula (PT) recebeu nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, em Brasília, o governador cassado de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas). O encontro ocorreu a portas fechadas e o teor não foi divulgado pela presidência da República. O presidente publicou uma foto do encontro e se limitou a dizer que ele e o governador “conversaram sobre a região”.
O encontro com ocorreu após visita de Davi Kopenawa, na segunda-feira (25), para pedir providências contra o governador. Denarium é acusado de envolvimento com o garimpo ilegal no território Yanomami, e indígenas pedem a continuidade de seus processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lula já admitiu conhecer “boatos” sobre o envolvimento de Denarium com o garimpo ilegal.
“A verdade nua e crua é que aqui em Brasília corre o boato de que o governador teria vinculação com essa gente do garimpo”, disse o presidente, em setembro. “Se a PF tem indícios e se teve alguma coisa na fazenda dele, isso tem de ser apurado, investigado e o governador, julgado”, acrescentou, na ocasião.
No começo de novembro, o governador também pediu ao presidente da República que construa um presídio federal em Roraima. Segundo Denarium, o sistema prisional de Roraima tem 515 pessoas da Venezuela em unidades prisionais do Estado.