Teste do pezinho. Foto: Freepik

A maternidade Nossa Senhora de Nazareth vai deixar de oferecer os testes do pezinho, orelhinha, olhinho, linguinha e coraçãozinho, para crianças que não tenham nascido lá. A partir de 1° de dezembro, os serviços de triagem neonatal só serão realizados em bebês internados na unidade e que estejam até no quinto dia de vida.

Anteriormente, os testes eram feitos em pacientes de todas as unidades do Estado, entre públicas e privadas. Com a mudança no fluxo, os bebês que tiverem alta antes do terceiro dia, vindos de hospitais privados ou nascidos em casa, deverão procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para realizar os exames. Isso vale para Boa Vista e também para todos municípios do interior do estado.

Segundo o diretor geral da Maternidade, Manuel Roque, a implementação dessas mudanças vai melhorar a organização dos serviços de saúde neonatal do governo de Roraima.

“Isso já está preconizado pela Lei nº 12.303, que toda e qualquer unidade que realize parto tem o dever de cumprir com a assistência ao recém-nascido. Além de que as unidades particulares realizando os testes nas suas dependências diminui a circulação do bebê, que não está imunizado ainda e fica susceptível a pegar qualquer tipo de infecção”, justificou o diretor.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here