A eleição para a nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) ocorreu em sessão extraordinária no plenário Noêmia Bastos Amazonas, nesta quinta-feira (14). O deputado Soldado Sampaio (Republicanos) foi reeleito presidente e reforçou seu compromisso com a população roraimense para o biênio 2025-2026.
“A população pode esperar um compromisso inabalável do Poder Legislativo, da Mesa Diretora e de mim, enquanto presidente. Compromisso com a educação, saúde, segurança, agronegócio e demais áreas fundamentais. Neste ano, reiteramos nosso empenho em promover a transparência, especialmente na discussão do orçamento público. Para isso, disponibilizamos novamente no site da Assembleia um link de consulta para que a sociedade possa participar ativamente”, declarou Sampaio.
O presidente reeleito destacou a importância de uma convivência harmônica entre a ALE-RR e os demais poderes e instituições, sempre respeitando a Constituição e os valores democráticos. “Queremos um parlamento que, de fato, represente a sociedade. Afinal, fomos eleitos para isso”, acrescentou.
Sampaio também sublinhou que sua reeleição por unanimidade reflete o respeito mútuo entre os parlamentares e a confiança dos colegas na continuidade de seu trabalho à frente da Casa. “O apoio unânime é o reconhecimento do nosso compromisso enquanto presidente. Agradeço profundamente a confiança de cada deputado e deputada, que, pela segunda vez, me elegeram para liderar o Legislativo. No diálogo encontramos soluções, e no respeito, a base para nossa atuação”, afirmou.
Papel de Fiscalização
Durante a sessão, Sampaio reiterou o papel da Assembleia Legislativa em fiscalizar as demandas mais críticas da população, com destaque para a saúde pública. Ele apontou preocupações sobre o orçamento estadual e a qualidade dos serviços oferecidos.
“A saúde pública em Roraima enfrenta sérias dificuldades. Apesar de quase 25% do orçamento do estado serem destinados à área, a qualidade dos serviços continua crítica. Fica evidente que algo está errado, e esta Casa não pode se calar. Precisamos enfrentar essa questão com urgência”, destacou.
Sampaio frisou ainda a importância de garantir transparência na discussão da Lei Orçamentária Anual de 2025. “Queremos um debate aberto e sem subterfúgios. Não aceitaremos maquiagem contábil nem tentativas de induzir esta Casa ao erro. Envolveremos todos os deputados, a sociedade, e convidaremos também os poderes Executivo e Judiciário, além de outras instituições interessadas, para um diálogo amplo e construtivo”, concluiu.