Conforme números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 12.670 estudantes de Roraima estão aptos a participar da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, neste domingo (10), a partir das 13h30, em todo o país.
No último domingo (3), entre este total de inscritos, 71,2% compareceram aos locais de prova. Apesar dos faltosos, no primeiro dia de provas, o estado registrou um aumento na participação dos concluintes do ensino médio público, subindo de 37,4% em 2023 para 84% na edição deste ano.
Prova do segundo dia
Neste segundo domingo, os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha, distribuídas entre ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. A duração das provas será de cinco horas, conforme informado pelo Inep, órgão responsável pela coordenação do Enem. Os participantes poderão deixar a sala de aplicação apenas após duas horas do início do exame e, para levar o caderno de questões, será necessário esperar até os 30 minutos finais.
Horários e fusos
A abertura dos portões ocorrerá às 12h, e a entrada no local de prova será proibida após o fechamento às 13h, de acordo com o horário de Brasília. A programação segue o horário oficial de Brasília, ocasionando variações em regiões do país com diferentes fusos horários.
O exame será realizado em quatro fusos distintos. No arquipélago de Fernando de Noronha (PE), com uma hora à frente de Brasília, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h no horário local. Em estados como Amazonas (com exceção de 13 municípios), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, no horário local. No Acre, a abertura dos portões será às 10h, com fechamento às 11h, também em horário local.
Documentação e procedimentos
O acesso à sala de aplicação requer a apresentação de documento oficial de identificação com foto, em formato impresso ou digital, conforme orientado pelo edital. A partir de 2024, documentos de identidade específicos, bem como boletins de ocorrência em caso de perda, não serão aceitos para comprovação.
O Inep orienta ainda que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante, contendo dados úteis como o número de inscrição, data, horário, e outras informações pertinentes, incluindo possíveis atendimentos especializados.
Itens permitidos e segurança
Para realização das provas, os candidatos devem portar uma caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente. Demais objetos serão guardados em envelope lacrado, a ser colocado abaixo da carteira. Os participantes poderão levar lanches, que poderão ser vistoriados.
Logística e segurança das provas
O Inep realiza um processo de logística reversa, em que os documentos de prova, como o cartão-resposta e a folha de presença, serão recolhidos pelos Correios em mais de 10 mil pontos no país e enviados para centrais de correção. O transporte é acompanhado por escolta militar para garantir a segurança dos documentos.
Reaplicação do exame
Para candidatos que não puderam comparecer devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, será possível solicitar a reaplicação das provas na página do participante, no site do Inep, entre 11 e 15 de novembro. A reaplicação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, com base em critérios estabelecidos no edital.
Desempenho e acesso ao ensino superior
Os resultados das provas objetivas e da redação serão divulgados no dia 20 de novembro, e o resultado final estará disponível em 13 de janeiro de 2025. Instituído em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao término do ensino médio, e suas notas são utilizadas em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As notas também podem ser usadas em instituições de ensino superior em Portugal, mediante acordos estabelecidos com o Inep.