O jogo entre Internacional e Flamengo, atrasado da 17ª rodada do Brasileirão, é muito especial para Thiago Maia. O volante reencontra o ex-clube pela primeira vez, vivendo uma fase muito interessante, assim como toda a equipe comandada por Roger Machado.
A saída do Rio de Janeiro e chegada a Porto Alegre fez bem a Thiago Maia, que não vinha recebendo oportunidades com Tite, na reta final de sua passagem pelo Flamengo.
Atualmente, o volante funciona como um pilar na equipe de Roger Machado e quer mostrar ao ex-clube o quanto perdeu com a saída.
Thiago Maia se tornou peça-chave do Internacional de Roger Machado
Não que Thiago Maia viesse mal com Eduardo Coudet, que o utilizava como primeiro homem do meio de campo em seu 4-1-3-2. Mas o volante foi reinventado e cresceu muito desde a chegada de Roger ao Inter, no final de julho.
O novo treinador passou a utilizar Thiago Maia como segundo volante de seu 4-2-3-1, com liberdade para chegar à frente, principalmente pelo lado esquerdo.
— Com mais um canhoto no campo, que é o Maia, nos dá condição de colocar mais gente do lado da bola e fazer um jogo associativo de velocidade — explicou Roger.
Além da combatividade sem a bola, Thiago Maia já contribuiu diretamente com seis gols (dois gols e quatro assistências) em 13 jogos sob o comando de Roger. A título de comparação, em quatro temporadas no Flamengo, o volante participou diretamente de apenas sete gols (cinco gols e duas assistências).
— O que eu conversei com o Thiago, desde que eu cheguei aqui, é que em algumas vezes, a gente que escolhe a posição. Mas na maioria delas, é a posição que nos escolhe. Porque nós temos virtudes físicas, técnicas, táticas e emocionais da posição. E eu sempre vi de longe, mesmo o Thiago jogando de 5, que é o que ele gosta, com ferramentas para jogar mais à frente — acrescentou Roger.
Quanto Thiago Maia rendeu ao Flamengo?
A operação entre cariocas e gaúchos foi repleta de suspense. Diante do pouco tempo hábil antes do fim da janela de transferências, Flamengo e Internacional sabiam que não conseguiriam finalizar a compra em definitivo, por isso costuraram um acordo por empréstimo até dezembro.
O Colorado não pagou pelo vínculo curto, mas quis exercer a opção de compra bem antes do prazo, algo que o Flamengo concordou. O Rubro-Negro ficou com R$ 17 milhões da venda, além de 25% dos direitos econômicos de Thiago Maia. Enquanto isso, o Lille, da França, outro interessado no negócio, levou R$ 7 milhões e terminou com a mesma porcentagem.
Valores interessantes para o Flamengo, que vendeu um atleta em baixa para abrir espaço no elenco. A fase e a relação da torcida já não eram as melhores, mas Thiago Maia marcou seu nome na história do clube, com oito títulos conquistados, incluindo a Libertadores em 2022.
No ano citado, inclusive, o volante foi fundamental para o esquema de Dorival Júnior, quando formou a dupla de volantes ao lado de João Gomes. Saiu do Flamengo pela porta da frente.
Os números de Thiago Maia em 2024
- 29 jogos (28 pelo Internacional e 1 pelo Flamengo)
- 2079 minutos (2012 pelo Internacional e 67 pelo Flamengo)
- 2 gols e 4 assistências (todas pelo Internacional)