O projeto “Entre Brasis” estreia nesta terça-feira (29) em Roraima, levando espetáculos teatrais gratuitos a diversas regiões do Brasil, incluindo Bahia, Pernambuco, Goiás e Paraná. A iniciativa, que busca promover o intercâmbio cultural afro-indígena, é composta por apresentações do grupo Baquetá, do Paraná, e da Cia Arteatro, de Roraima, com espetáculos que destacam narrativas de resistência e afirmação identitária.
Em Roraima, a programação inclui exibições nas zonas urbana e rural de Boa Vista e vai até o dia 1º de novembro. As apresentações serão realizadas na Escola Estadual Indígena Jairo Pereira da Silva, na Comunidade Indígena Morcego, na Terra Indígena Serra da Moça/Murupu, na Associação Indígena Kapoi, e no Espaço Usina Cultura.
Além das peças, o projeto inclui oficinas formativas e rodas de conversa com o intuito de fortalecer a troca de saberes afro-indígenas. Os grupos seguem para outras regiões brasileiras com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do edital Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023.
Programação detalhada em Boa Vista:
29/10 (terça-feira)
8h: Oficinas com Arteatro e Baquetá.
13h30: Espetáculo “Gotas de Saberes” (Cia Arteatro) na Escola Estadual Indígena Jairo Pereira da Silva.
14h30: Roda de Conversa com a comunidade.
30/10 (quarta-feira)
19h30: Espetáculo “Gotas de Saberes” na Associação Indígena Kapoi.
31/10 (quinta-feira)
10h30: Espetáculo “KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas” (Grupo Baquetá) na Escola Estadual Indígena Jairo Pereira da Silva.
18h: Oficina “Brincando Áfricas” (Grupo Baquetá) no Espaço Usina Cultura.
19h: Oficina de pintura corporal com sumo de jenipapo e grafismos indígenas (Cia Arteatro).
1º/11 (sexta-feira)
19h30: Espetáculo “KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas” no Espaço Usina Cultura.
20h30: Roda de conversa sobre narrativas afro-indígenas e a experiência dos grupos nas diferentes regiões do país.