Foto: arquivo/ MKT Garden Shopping

A pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias brasileiras (ICF), calculada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que em Roraima o índice voltou a subir em outubro, pelo quinto mês consecutivo, atingindo 104,6 pontos e registrando o melhor resultado desde março de 2020.

Na avaliação da assessoria econômica da Fecomércio/RR, “o reflexo é a segurança dos trabalhadores em relação ao emprego atual, inclusive, apresentando resultado maior do que em relação a perspectiva profissional”, complementa o economista Fábio Martinez.

Em relação a renda atual, o percentual de pessoais que afirmaram que sua receita este ano é melhor do que a do ano passado, aumentou e continua crescendo, atingindo 111,5 pontos. Outro bom resultado de outubro, foi a melhora no nível de consumo atual das famílias, que vem crescendo pelo quinto mês consecutivo, é já está 67,8% superior ao índice apresentado no mesmo período do ano passado, “sendo o indicador que mais evoluiu no acumulado dos últimos 12 meses”, acrescenta o assessor econômico da Fecomércio/RR, Fábio Martinez.

O único índice da pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias que apresentou uma queda tanto em relação ao mês anterior, quanto ao mesmo período do ano passado, foi o relacionado à aquisição de bens duráveis, que ficou em 40,9 pontos, registrando o menor resultado em mais de 10 anos.

“O aumento da taxa Selic e a perspectiva de novas elevações, acabam impactando negativamente nesse índice, principalmente entre as famílias que recebem mais de 10 salários mínimos. A tendência é uma retração ainda mais acentuada nesse setor nos próximos meses”, ressalta o presidente da Fecomércio/RR, Ademir dos Santos.

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