Nas eleições de 2024, o número de indígenas eleitos como prefeitos no primeiro turno alcançou um recorde histórico. Comparado às eleições de 2020, quando foram eleitos oito prefeitos indígenas, o número agora subiu para nove, superando em um o resultado anterior.
A região Nordeste se destaca por concentrar o maior número de prefeitos eleitos, com quatro vencedores: dois em Pernambuco, um em Alagoas e um na Paraíba. Logo em seguida, o Norte do país conta com três prefeitos eleitos, sendo dois em Roraima e um no Amazonas. O Sudeste elegeu dois prefeitos indígenas, ambos no estado de Minas Gerais.
Entre os partidos que mais elegeram candidatos indígenas, o PT e o Republicanos lideram, com dois prefeitos cada. Outros partidos que elegeram prefeitos indígenas incluem MDB, PSD, PSDB, PP e Rede.
Uiramutã (RR), conhecida como a cidade com maior população indígena do Brasil, reelegeu Tuxaua Benísio (Rede) como prefeito, um dos oito líderes indígenas eleitos nas eleições de 2020. Ele venceu com 59,66% dos votos, derrotando o Professor Abraão (PDT), que obteve 40,34%.
De acordo com dados do IBGE, o Brasil abriga uma população de 1,7 milhão de indígenas. Um estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que as candidaturas indígenas cresceram 14% nas últimas eleições, sendo Roraima o estado com maior concentração de candidatos indígenas, representando 7% do total.