O longa-metragem “Eu Sou Neta dos Antigos” (75min, 2024), Filme de estreia da diretora Adriana Miranda, gravado em Roraima, chega ao Festival do Rio – 26º Int’l Film Festival. O filme mostra a história de Kelliane Wapichana, Guardiã de Sementes Nativas, Tuxaua geral do movimento de mulheres indígena de Roraima e coordenadora do Conselho Indígena de Roraima, em viagem que percorre terras ancestrais para promover a autonomia e a segurança alimentar de povos originários.
Gravado na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, o longa faz alertas ainda sobre os efeitos das mudanças climáticas.
“As sementes carregam em si a essência da identidade indígena, que não pode ser perdida. Carregam a história do seu povo, sua herança de vida, luta e conquistas”, conta Kelliane Wapichana.
“Busquei destacar o protagonismo indígena na preservação ambiental. Sem essa preservação, não há futuro sustentável e habitável para o nosso planeta. Kelliane Wapichana exemplifica essa prática em sua essência, ao difundir o uso da agroecologia e contribuir para a restauração da biodiversidade e do equilíbrio dos ecossistemas”, diz a diretora.
Com sessões no Estação Net Gávea, no Shopping da Gávea, dia 9/10 (4ª feira), às 18h15 (para convidados, com a presença de Kelliane Wapichana, Marileia Macuxi e equipe), e no Estação Net Rio, em Botafogo, nos dias 10/10 (5ª feira), às 19h, e 11/10 (6ª feira), às 14h (abertas ao público), o road movie Eu Sou Neta dos Antigos (75min, 2024) costura registros que convidam à reflexão com trechos de denúncias sobre violências praticadas na região e, ainda, a sabedoria ancestral em comunhão com paisagens únicas.
Assista ao trailer: