Dois homens foram presos em flagrante na quinta-feira (26), em Boa Vista, por transportarem chocolates impróprios para consumo e carcaças de baterias usadas. A prisão ocorreu durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um caminhão no km 419 da BR-174.
R. C. A. S., de 40 anos, e J. D. R. C., de 21 anos, foram detidos após os policiais descobrirem 1.370 kg de baterias usadas dispostas sobre caixas de chocolates no baú do veículo. Os suspeitos informaram que vinham vendendo os chocolates diretamente aos consumidores desde que os adquiriram em Marília-SP, em 19 de agosto de 2024.
A Vigilância Sanitária Municipal, acionada pela PRF, determinou o descarte da carga de chocolates no aterro sanitário devido às condições sanitárias inadequadas. O fabricante recomendava o acondicionamento em temperatura refrigerada de até 22°C, o que não foi respeitado durante o transporte.
Os suspeitos foram autuados por crimes contra o consumidor e contra o meio ambiente. Devido à gravidade dos crimes, não foi possível arbitrar fiança, e os envolvidos foram encaminhados para Audiência de Custódia após os procedimentos na delegacia.
As baterias usadas foram autorizadas pela Receita Federal a serem entregues ao condutor do caminhão, enquanto a carga de chocolates foi descartada sob supervisão da Vigilância Sanitária.