Finalmente, após quatro anos em obras, milhões gastos e diversos adiamentos, o prédio da Secretaria de Educação do Estado (SEED), cuja pasta foi chefiada por anos, pela cunhada do governador, foi entregue nesta segunda-feira (23).
Durante a entrega ,o governo não informou sobre os R$ 10,2 milhões que foram destinados pelo programa Calha Norte, do governo federal, ainda em 2021, na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Apenas disse que para a construção da nova sede foram investidos cerca de R$ 22 milhões, no total.
“Parte dos recursos são do Governo do Estado e outra parte oriundos de emenda parlamentar destinada pelo senador Chico Rodrigues (PSB)”, informou a Secretaria de Comunicação (Secom).
O projeto da nova sede é de autoria do arquiteto Nikson Dias de Oliveira e do engenheiro civil Jânio Ribeiro. Dias, reconhecido pelo seu trabalho em Roraima e por sua trajetória acadêmica, é Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (2024/2026).
Apesar da beleza e modernidade do projeto de Dias e Ribeiro, o prédio histórico anterior, demolido sem consulta alguma à população ou aos servidores da Educação, teve sua demolição criticada pela gestão do Patrimônio Histórico. O projeto da nova sede não transmitiu a identidade histórica da secretaria de Educação, um dos primerios prédios públicos de Roraima, na bola do Centro Cívico.