Foto: divulgação/ FIER

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (SINDUSCON-RR) realizou nessa quarta-feira, 18, o Encontro de Candidatos à Prefeitura do Município de Boa Vista com a Cadeia Produtiva da Indústria da Construção.

A Construção Civil é um setor econômico de grande destaque na capital de Roraima, com 2.137 estabelecimentos em funcionamento e saldo de 6.088 empregos em junho de 2024.

O prefeito Arthur Henrique (MDB), que disputa a reeleição, apresentou seu plano de governo, suas propostas voltadas ao segmento da Construção Civil e recebeu, junto com os demais candidatos, a Carta da Cadeia Produtiva da Construção Civil, com as principais demandas para o desenvolvimento do setor da construção civil em Boa Vista.

“O crescimento de Boa Vista tem uma história totalmente atrelada à construção civil, que é uma das áreas que mais geram empregos dentro da cidade que mais cresce no Brasil, em termos de população. Então, é um segmento que melhora a qualidade de vida da população. Por isso, é muito importante esse momento democrático”, disse.

Arthur ressaltou que, atualmente, diversas ações municipais estão sendo planejadas focando em novas oportunidades para o setor da construção civil na capital. Ele enfatizou que essas iniciativas visam modernizar a infraestrutura da cidade, fomentar a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável da região.

Entre as propostas apresentadas, destaca-se o primeiro Plano de Mobilidade de Boa Vista, com diagnóstico já realizado e audiências públicas previstas para os próximos meses.

“Esse plano é fundamental, pois ele vai tratar da organização da mobilidade urbana da cidade. Ele vem para referendar aquilo que a gente planeja hoje de forma pontual, como a ampliação de obras para os próximos anos. Exemplo disso, é a duplicação da avenida Venezuela, com a retomada do trajeto original da BR-174, passando por trás da pista do aeroporto até o shopping do Cauamé. A iniciativa integra um amplo projeto voltado para melhorar o tráfego em Boa Vista, trazendo mais fluidez e eficiência ao trânsito, além de gerar trabalho e renda”, explicou.

O candidato falou ainda da implementação de projetos voltados para habitações populares, como a retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida. A prefeitura assinou decreto que destinou 26 áreas para a construção de unidades habitacionais do programa do Governo Federal.

Ele mencionou ainda a implantação do Plano de Gestão Sustentável Municipal, que já está em andamento. “Estamos trabalhando para redesenhar o fluxo de atendimento na prefeitura. O objetivo é que, a partir do ano que vem, possamos unificar o pedido de licenciamento, trazendo mais eficiência e agilidade ao processo”, afirmou.

“Sancionamos a Lei de Incentivos Fiscais que concede isenção de taxas e impostos tanto para beneficiários quanto para construtoras. A legislação inclui isenções do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e do Imposto sobre Serviços (ISS). Além disso, todas as taxas municipais, como licenciamento ambiental e aprovação de projetos, estão na lista de isenções”, disse.

De acordo com o presidente do SINDUSCON-RR, Clerlânio Holanda, o encontrou foi um momento muito especial para o setor da construção civil de Boa Vista.

“De forma inédita, o SINDUSCON-RR pode receber os candidatos à Prefeitura da nossa capital, que puderam de olho no olho, frente a frente com os empresários, dialogar e receber a nossa carta, com sugestões para que possam implementar nos seus planos de governo e que tudo isso possa se transformar em mais emprego, mais renda e soluções para o Poder Público, com eficiência, e a população fique satisfeita com os serviços públicos, e a parceria público-privada mais fortalecida”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here