Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta terça-feira (17), o deputado Dr. Claudio Cirurgião (União) solicitou que os parlamentares da Casa aumentem o orçamento da Saúde na LOA 2025, para a modernização de aparelhos do Centro de Radioterapia do Estado, que ainda nem existe. As obras foram retomadas em julho deste ano pelo Ministério da Saúde e têm previsão de conclusão para janeiro de 2025.
O deputado usou o tempo de tribuna para informar que a unidade vai receber equipamentos ultrapassados em dez anos. Segundo Dr. Cláudio, o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS foi contratado antes de 2015 e que, por isso, o equipamento que será entregue em Roraima tem uma década de tecnologia atrasada.
“Como deputado, médico e presidente da Comissão de Saúde, estamos acompanhando o andamento dessa obra e, em alguns estudos que fizemos, detectamos um equívoco que pode ser corrigido se nós unirmos forças para incentivar o governo do Estado, junto à Secretaria de Saúde, para que possamos ter um benefício muito importante”, destacou.
Em tratativas com o Ministério da Saúde, ele verificou que não há possibilidade de o Estado receber um aparelho moderno, pois o orçamento do ministério é para renovar os aparelhos anteriores. Dessa forma, outros estados serão beneficiados e Roraima estaria “na contramão do avanço”, para o deputado.
“Demora cerca de 30 sessões para fazer o tratamento de câncer de mama, por exemplo. O câncer de próstata também tem um tratamento prolongado. E com um novo equipamento é possível reduzir até a metade o período do procedimento, bem como causar menos agressões aos pacientes, pois a radioterapia utiliza radiação ionizante para destruir as células tumorais, mas ao mesmo tempo também destrói células boas”, explicou sobre os efeitos colaterais das sessões.
Ele também frisou que é possível resolver a situação com celeridade e deu como exemplo o caso semelhante que aconteceu no estado da Paraíba.
“A Paraíba iria receber um aparelho antigo. O governo do Estado, junto com o parlamento estadual, fez esse incremento orçamentário para que o Estado da Paraíba tivesse hoje um aparelho mais moderno. E isso é possível, sim. Basta ter vontade política, basta ter articulação política junto ao governo”, afirmou.
Em aparte, o deputado Rarison Barbosa (PMB) pontuou que é necessário o Estado fazer um esforço para que Roraima receba um equipamento novo o quanto antes e não esperar dez anos para isso ocorrer.
“Um equipamento arcaico tem trazido, ao invés da cura, outros problemas, que é o efeito colateral. Então quero deixar o nosso compromisso de trabalhar no orçamento para que possamos destinar os recursos para adquirir o equipamento ainda neste ano”, disse.