Bandeira da comunidade LGBTQIA+. Foto: Marcello Camargo/Arquivo/Agência Brasil

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), representada pelo defensor público-geral Oleno Matos, firmou parceria com o presidente do Grupo DiveRRsidade e coordenador da 23ª Parada Pelo Orgulho LGBTQIA+, Sebastião Diniz.

Como parte das ações voltadas à promoção dos direitos humanos e apoio às populações vulneráveis, a DPE-RR levará a Carreta dos Direitos durante a Semana do Orgulho LGBTQIA+ em Boa Vista.

“Reforçamos que o atendimento será para toda a população, independentemente de orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outra condição social”, destacou o defensor-geral.

No próximo dia 21, os atendimentos ocorrerão a partir das 17h, no Parque Augusto Germano Sampaio, próximo ao palco Aderval Rocha Ferreira. Já no dia 29 de setembro, às 17h, acontece a 23ª Parada, na Praça Fábio Paracat, onde a Defensoria estará com sua unidade móvel para atender toda a população.

A equipe da Carreta dos Direitos oferecerá assistência jurídica e orientações para a população durante esses eventos, reforçando o compromisso com a cidadania e os direitos humanos.

“O evento é aberto a todos, e buscamos garantir que ninguém se sinta constrangido em participar ou buscar seus direitos. Independentemente de quem sejam ou como se identifiquem, todos serão recebidos com respeito e acolhimento. Nosso compromisso é com a dignidade e os direitos de cada indivíduo”, afirmou o coordenador do evento.

Segundo Oleno, a Defensoria conta com dois grupos especiais de trabalho, o GAED (Grupo de Atuação Especial) e o GPDH (Grupo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos).

“Ambos atuam em demandas coletivas, principalmente relacionadas a populações vulneráveis e discriminadas. Para nós, é uma imensa satisfação poder participar de um evento que oferece oportunidade para as pessoas garantirem seus direitos, e faremos o que estiver ao alcance da Defensoria”, ressaltou.

A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Roraima em 2024 abordará o mesmo tema da parada de São Paulo: “Basta de retrocessos no legislativo estadual e municipal”. Estão programadas diversas atividades, como panfletagem, audiências públicas, Feirinha da Diversidade, e trio elétrico na concentração da Parada, com uma atração nacional.

O coordenador da Semana LGBTQIA+, mencionou que parcerias com instituições públicas são essenciais para o combate à LGBTFobia.

“Queremos fazer uma Parada inovadora, para que o preconceito enraizado na sociedade seja combatido com o fortalecimento de parcerias, como a da Defensoria Pública, e também das Secretarias de Saúde estadual e municipal, da Setrabes, do Governo do Estado, da Prefeitura de Boa Vista e da Fetec. Precisamos trazer esse olhar sobre os direitos humanos, que vai muito além da realização da Parada. Queremos enfatizar o orgulho de ser LGBTQIA+ neste estado do extremo norte brasileiro”, reforçou.

Agenda

13/09 – Ação de saúde para o público LGBTQIA+ e comunidade local, no Grupo Diversidade, Rua Lindolfo Bernardo Coutinho, 1451, Tancredo Neves, a partir das 14h, com a presença da Secretaria Municipal de Saúde.

21/09 – Feirinha da Diversidade, a partir das 16h, no Parque Germano Augusto Sampaio, com exposição de artesanatos, comidas típicas, e a Carreta dos Direitos da DPE-RR. A partir das 21h, haverá o concurso da Rainha, Miss e Mister da Parada.

29/09 – Concentração da Parada às 16h30, na Praça do Garimpeiro, com saída às 18h30 para a Praça Fábio Marques Paracat, onde a abertura ocorrerá às 19h30.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here