Boa Vista se prepara para um fim de semana repleto de atividades culturais para todos os gostos e idades. A programação, que promete agitar a cidade, inclui eventos que celebram a arte, a gastronomia, o lazer, o contato com a natureza e muito mais. Então, confira os destaque da nossa agenda cultural:
7ª arte da terra – Na sexta, 13 e no sábado, 14, o Teatro Municipal de Boa Vista recebe a 2ª edição da Mostra TAMOAKI de Cinema, a partir das 19h, na Sala Roraimeira. O evento promete reunir o público com uma programação gratuita que exalta a criatividade e originalidade das produções audiovisuais do Estado de Roraima.
A mostra contará com a exibição de sete filmes, cuidadosamente selecionados para representar a diversidade e a riqueza do cinema feito em Roraima. Além das exibições, será possível estabelecer diálogos audiovisuais entre os fazedores de cinema locais e o público do estado, promovendo uma troca de ideias e experiências que enriquecerá tanto os cineastas quanto os espectadores. A programação completa pode ser conferida no perfil do Instagram @mostratamoaki.
Alegria, Alegria – O complexo Ayrton Senna será tomado pela diversão e muita criatividade com o 1º Festival de Palhaços de Boa Vista. Idealizado pelo grupo Circo ImaginArte, o evento ocorre neste fim de semana, 14 e 15 e no próximo, 21 e 22, na Praça do Picote a partir das 18h. A programação contará com apresentações ao vivo, oficinas interativas e atividades lúdicas para todas as idades. Tudo isso gratuitamente.
Estão confirmadas as apresentações de: Grupo Curupira Show; Grupo Locômbia, Grupo Léo Malabarista, Palhaço Xuxu e Cia; Criart Teatral; Peruquinha e Gravatinha; Palhaça Alegria e Palhaça Dança. Completam a programação os grupos de dança Brothers Crew, Les Unique, Harmonia e Ritmo, além de Michal Jackson Cover e Nyamille. A cantora e influencer Clara Zion fará a locução do evento. O festival conta com o apoio Cultural da Prefeitura de Boa Vista por meio da FETEC.
Clássicos sonoros – A Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), apresenta neste sábado (14), a partir das 20h no Teatro do Sesc Mecejana, um concerto especial com participação do maestro amazonense Bruno Nascimento. A entrada é gratuita. O repertório contará com obras como “Abertura – Don Giovanni”, de Wolfgang A. Mozart; “Holberg Suite”, de Edvard Grieg e a Sinfonia Nº. 8 “Inacabada”, de Franz Schubert.
Bruno Nascimento fará a regência do espetáculo. Graduado em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ele é Mestre em Regência de Orquestra pela Universidade de Missouri, Columbia (MU) e Doutor também em Regência de Orquestra pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser reservados por meio do site Bilheteria Digital.
Um parque para todos – Já é notório que o Parque do Rio Branco é um vasto espaço dedicado ao lazer, à alegria e à diversão para toda a família. Por isso, opções não faltam neste fim de semana. Tem a Selvinha Amazônica (a maior de todas), com mais de 160 elementos lúdicos da fauna e flora amazônica, em oito cenários interativos, com área seca e molhada. O horário de funcionamento é das 15h às 21h (A área molhada funciona a partir das 16h).
Tem também a Feirinha de Artesanato e Gastronomia do Parque do Rio Branco, que lá funciona toda sexta, sábado e domingo e onde os visitantes contam com uma variedade de opções de comidas, artesanatos, acessórios e vestuários. Integrando o complexo, a Orla Taumanan é uma ótima opção para quem quer apreciar o belo pôr do sol cidade, provar as principais iguarias da cidade e até curtir músicas variadas ao vivo.
E é claro que o principal cartão-postal de Boa Vista não poderia ficar de fora dessa lista. O Mirante Edileusa Lóz é o local ideal para admirar a cidade do alto ou apreciar o pôr do sol. Para acessá-lo, basta agendar a visita no site https://boavista.rr.gov.br/turismo/mirante-edileusa-loz. O horário de funcionamento é a partir das 15h.
Para apreciar e se conscientizar – Agora, quem quiser um roteiro mais ecológico, basta conferir o Bosque dos Papagaios, localizado na rua Moisés de Souza Cruz, sem número, Paraviana. O lugar é ótimo para quem ama estar em contato com a natureza, conhecer um pouco sobre a fauna e a flora amazônica, além de buscar mais conhecimento sobre os cuidados com o meio ambiente e preservação da vida.
Vale ressaltar que no local não é permitido ingressar com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular. Isso porque ali não se trata de um espaço de lazer, mas um santuário cujo objetivo é oferecer um lar acolhedor aos moradores e sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. O horário de funcionamento aos fins de semana é das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nos demais dias, de terça a sexta-feira, é das 8h às 18h (sem pausa para almoço) – exceto segundas-feiras, feriados e pontos facultativos.
E mais – Outras opções incluem também a Praça Linear Chico do Carneiro, no Bairro dos Estados; Praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no bairro Nova Cidade; Complexo Ayrton Senna; Praça das Águas e muito mais.