Foto: Renato Valverde/SES-SC

O Boletim InfoGripe divulgado ontem (5) pela Fiocruz mostra aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Entre crianças e adolescentes de até 14 anos, o principal responsável é o rinovírus. Nas demais faixas etárias, o predomínio é da Covid-19. Por outro lado, os casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e influenza A mantêm a tendência de queda na maior parte do território. O estudo se refere à Semana Epidemiológica de 25 a 31 de agosto.

Segundo a Fiocruz, os estados que mais se destacam nesse momento pelo aumento da covid-19 são Goiás e São Paulo. Porém, os casos registrados também aumentaram em 75% em Roraima, de acordo como levantamento. Os pesquisadores alertam para a possibilidade de o estado disseminar o crescimento da doença pela região, sobretudo com o aumento populacional e a entrada indiscriminada de imigrantes pela fronteira, desde que a eleição fraudulenta da Venezuela foi assinada.

“Em caso de aparecimento de sintomas, o recomendado é ficar em isolamento em casa, inclusive as crianças e adolescentes. Com a alta do rinovírus nessa faixa etária, caso apresentarem alguns sintomas de síndrome gripal, a orientação é ficar em casa e não ir para a escola. Se não for possível fazer esse isolamento, é importante sair de casa usando uma boa máscara, e claro, diante de aparecimento e piora dos sintomas, procurar atendimento médico”, diz a pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portella.

info.gripe.fiocruz.br

Além de Roraima, outros 16 estados estão registando o aumento da doença:  Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here