Antonio Denarium (PP) e a secretária de Saúde, Cecilia Lorezon. Foto: Secom RR.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), subiu o tom e criticou a gestão da Sesau durante sessão plenária desta terça-feira (3). Para o parlamentar, a pasta está sob uma “gestão altamente ditatorial” e necessita de providências urgentes por parte do governador Antonio Denarium (PP).

Sampaio mencionou a perseguição sofrida por profissionais da Saúde neste período de campanha eleitoral. O chefe do Poder Legislativo criticou a permanência da secretária Cecília Lorenzon e declarou não entender os motivos que levam Denarium a mantê-la no comando de uma das mais importantes secretarias.

“Governador, você é o único e exclusivamente responsável pela Saúde. Se você não tem o comando, a autoridade sobre a secretária, peça ajuda, mas não deixe essa ditadura, essa forma truculenta continuar ocorrendo na Saúde. Estamos falando de pessoas pedindo nos gabinetes parlamentares para serem afastadas ou remanejadas porque não aguentam mais essa pressão, essa truculência na Saúde. Desafio um deputado que concorde e apoie a permanência da secretária Cecília na pasta. Nenhum concorda”, exclamou.

Soldado Sampaio afirmou que o orçamento aprovado para a Saúde para o ano de 2024 praticamente acabou no mês de julho, tendo o governo recorrido à créditos suplementares para dar continuidade aos serviços da pasta. O político acrescentou que a satisfação dos servidores “é zero” e os indícios de corrupção são muitos na secretaria, com operações realizadas pela Polícia Federal, que resultaram, por um curto período, no afastamento de Cecília, que retornou ao cargo por despacho de Denarium.

“Tem tantos profissionais de qualidade [que poderiam assumir a gestão]. Me preocupa essa perseguição em relação ao processo eleitoral, mas, acima de tudo, me preocupa muito mais a vida das pessoas.  Às vezes, não temos uma segunda chance. Eleição passa, um vai ganhar e o outro perder. A sensação que tenho é que o governador não tem autoridade sobre a secretária. Não podemos aceitar, e conclamo esta Casa para tomarmos uma providência, porque é isso que o povo espera”, falou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here