Área de interesse social João de Barro. Foto: Semuc BV.

O guia eleitoral da candidata à prefeitura Catarina Guerra (União) mostrou imagens antigas de duas ruas na área de interesse social João de Barro.

Na primeira imagem, é posto que a avenida Dom Aparecido está intrafegável e coberta de lama. Não é a realidade. A prefeitura da capital já concluiu e entregou a via completamente asfaltada e drenada, além de iluminação pública em LED.

Imagem mostrada no guia de Catarina na parte superior e imagem real na parte inferior.

Em outro trecho do guia eleitoral, a candidata também faz menção à avenida Jesus de Nazaré, que também não está mais como fora apresentado falsamente.

Imagem mostrada no guia de Catarina na parte superior e imagem real na parte inferior.

A realidade sobre o João de Barro

A declaração da área como de Interesse Social ocorreu em 2011, após ocupação irregular sem aprovação municipal, devido à ausência de parcelamento do solo e infraestrutura básica. Desde então, a Prefeitura tem buscado soluções para as necessidades da região.

O local também foi contemplado com um pacote de obras de infraestrutura, com a urbanização de 1,7 mil metros de vias e obras de instalação de sistema de drenagem, pavimentação, urbanização e sinalização de trânsito.

No fim de agosto, as primeiras famílias inscritas pela prefeitura receberam suas certidões imobiliárias, trazendo segurança jurídica e respaldo legal para as próximas ações naquela localidade.

Banco de imagens publicitárias

A candidata, que tem usado imagens de bancos fotográficos de publicidade em seu guia, utilizando modelos americanos como se fossem seus eleitores de Boa Vista, precisa melhorar a assertividade de sua campanha. Não é por esse caminho, o da ilusão, que ela conseguirá mais votos.

Na parte superior, guia eleitoral de Catarina. Na parte inferior, imagens publicitárias de família Americana. Foto: Yuri A. / Shutterstock

Além do mais, fake news é crime e é um dos principais problemas enfrentados pela Justiça Eleitoral. O aplicativo Pardal foi adotado pelo TRE-RR para que, casos como este, de falsas informações, possam ser denunciados pelos eleitores.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here