A Escola do Legislativo (Escolegis) iniciou nesta segunda-feira (2), seu novo curso preparatório para o Enem. A iniciativa pretende qualificar estudantes para a avaliação que serve de base para ingresso nas principais faculdades do país.
Ao todo, 102 estudantes se inscreveram para a qualificação gratuita que abordará as disciplinas de biologia, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, química e redação. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e seguem até 31 de outubro.
A maioria da turma é frequentada por jovens, mas a autônoma Rosângela Galúcio, de 60 anos, mostrou que estudar não tem idade. Moradora do bairro Alvorada, ela vai de ônibus às aulas na sede da Escolegis e afirmou que agora o sonho é cursar uma faculdade.
“Tenho certeza de que vou passar e conseguir uma boa média, pois já fiz preparatórios para concursos na Escolegis e quero me sair bem. Pretendo fazer direito ou pedagogia, áreas que eram difíceis no meu tempo, mas hoje são mais acessíveis. Por isso, agradeço muito à Escolegis e à equipe que nos ajuda a focar no conteúdo certo, pois é uma oportunidade de realizar um sonho”, disse Rosângela.
Outra participante é Thais Araújo, de 20 anos. Ela estuda medicina veterinária, mas percebeu que o desejo é passar em outra faculdade: a de medicina. “Essa é uma grande oportunidade para quem não tem condições de pagar um cursinho. Estudar sozinho é difícil, mas com professores qualificados, o preparo é muito melhor e te impulsiona a conquistar o que você tanto deseja”, disse.
O curso começou com as aulas de geografia do professor Armando Pinheiro. O profissional, com quase 20 anos de experiência, enfatizou que os alunos também vão ser preparados psicológica e emocionalmente.
“Estou nesse projeto do Enem na Escolegis desde 2022 e, todo ano, ao entrar em sala de aula, é como se fosse a primeira vez. Sempre busco transmitir calma e controle aos alunos, além do conteúdo da disciplina. Afinal, o vestibular é apenas o começo da vida adulta e precisamos preparar os alunos para isso”, disse o professor.
Wendy da Costa, servidora da Escolegis, contou mais uma novidade que auxiliará os vestibulandos roraimenses. “Estamos oferecendo o curso com professores qualificados para garantir o melhor acompanhamento aos nossos alunos. O preparatório termina em 31 de outubro, mas estamos planejando um aulão na véspera da prova para reforçar o conteúdo e ajudá-los ainda mais para que alcancem seus objetivos”, informou.
A prova do Enem ocorre em dois fins de semana, nos dias 3 e 10 de novembro de 2024. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de cinco milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame este ano.