Foto: Arquivo Pessoal

A empresária Celly Freitas, dona do Ponto do Camarão, que possui três lojas em Boa Vista, entrou em contato conosco para relatar que mais 700 kg de camarão, além de outras mercadorias como filé de tilápia, lagostim e carne bovina foram apreendidos pela Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) durante uma ação realizada na manhã desta quarta-feira (21) em Boa Vista.

Funcionários da agência alegaram que para o transporte desse tipo de produto precisa de um selo interestadual. Porém, conforme a empresária, as mercadorias já tinham selo do estado de origem. Ela conta ainda que foram apreendidos e descartados mais de R$ 60 mil em mercadorias e não deram a chance para os empresários armazenarem e regularizarem as mercadorias.

“Não era droga, não estamos roubando nem matando e não somos criminosos. Só queremos trabalhar honestamente e devido a um excesso de burocracia, ficamos no prejuízo”, conta.

Ela alega ainda que outras lojas de frutos do mar, carnes e sorveterias tiveram as atividades prejudicadas por conta das fiscalizações.

Resposta

Em nota, a Aderr reforça de forma veemente que as fiscalizações do órgão ocorrem de maneira correta e sempre em observância à legislação vigente.

No caso apontado, informa que os produtos apreendidos vindo de outros Estados para serem comercializados em Roraima não possuíam o Selo de Inspeção Federal (SIF). Nestes produtos constava apenas com o Selo de Inspeção Estadual dos Estados de origem, o que não é permitido por lei.

A Aderr ressaltou que todo produto adquirido em outro Estado precisa necessariamente do SIF para ser vendido em Roraima, sem exceção. Essa determinação tem como objetivo garantir a sanidade dos alimentos e a segurança alimentar e a própria saúde  da população que consome esses produtos.

2 comentários

  1. Esse povo não tem o que fazer não,deixem as pessoas trabalharem,isso é um serviço honesto,as coisas aqui estão difíceis,e o povo dificulta mais ainda a vida do trabalhador, muita sacanagem.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here