O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria retomar nesta terça-feira (20) o julgamento da ação que pode cassar os mandatos do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do vice, Edilson Damião (Republicanos). A sessão estava marcada para às 19h, mas foi retirada da pauta do dia, sem explicações.
Como na primeira parte do julgamento, no último dia 13, já foram ouvidas defesa e acusação, estima-se que no próximo encontro, os ministros já iniciem direto na leitura do parecer da ministra relatora, Isabel Gallotti. Espera-se que ela faça a leitura de seu voto e abra para a votação dos demais ministros.
Em janeiro, Denarium e o vice foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) por abuso de poder político e econômico, por 4 votos a 3. Segundo a Justiça do Estado, eles utilizaram a máquina pública com fins eleitorais durante o pleito de 2022.
A recomendação da Procuradoria-Geral eleitoral é para a manutenção da decisão do TRE-RR. Se a cassação for confirmada pelo TSE, Roraima terá uma nova eleição para o governo local.