O governador Antonio Denarium (PP), que teve seu mandato cassado três vezes pelo TRE-RR por compra de votos, tem dito a interlocutores que está “confiante” que será absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento de recursos de uma de suas cassações já foi marcado para terça-feira (13).
O governador cassado tem repetido entre os aliados que a situação “está sob controle”, sem deixar muito claro o que poderia fazer a Justiça Eleitoral mudar o entendimento daquilo que já foi sentenciado. O aliado mais próximo, Disney Mesquita, ex-chefe da Casa Civil, tem ido constantemente a Brasília, para conversar com os advogados que defendem Denarium. Ele inclusive já está por lá, desde que a data de julgamento foi definida.
O primeiro processo envolve compra de voto por meio do programa Cesta da Família. Além dele, o governador responderá por outras duas situações: o segundo, que cita suposta compra de voto por meio do programa Morar Melhor, e segue tramitando; e o terceiro, liberado pela ministra Gallotti ao plenário, trata do repasse de R$ 70 milhões a prefeituras. O Ministério Público Eleitoral é favorável à manutenção da cassação. A Procuradoria-Geral eleitoral, também.
A última decisão do TRE-RR, que cassou o mandato de Denarium, foi tomada com 5 votos a 2.