O Governo de Roraima informou nesta sexta-feira (28) o segundo adiamento do arraial São João do Anauá. A festa junina, que seria entre os dias 15 e 20 de julho, agora será entre 22 e 27 de julho, no Parque Anauá.
Em nota no Instagram, o governo estadual explicou que a nova data visa atender as demandas do setor comercial e de prestadores de serviços locais, além de “impulsionar ainda mais a economia da região”. “A nova data do evento foi definida após análise em conjunto com parceiros envolvidos no Arraial de forma a proporcionar a melhor experiência possível para o público, artistas e comerciantes locais”, disse.
Após o Governo de Roraima mudar pela segunda vez a data do arraial São João do Anauá, os quadrilheiros emitiram nota de repúdio sobre a decisão.
De acordo com a nota pulicada nas redes sociais, o adiamento é interpretado como falta de responsabilidade da atual gestão. É que duas quadrilhas, Amor Caipira e Garranxê, vão estar representando o estado em outros eventos fora de Roraima na nova data.
“Os quadrilheiros de Roraima repudiam a falta de responsabilidade por parte da Secult por mudarem a data do Arraial do Anauá para os dias 22 e 27 de julho. Período esse em que duas quadrilhas vão estar representando o estado em festivais nacionais […] ficando assim, duas impedidas de participarem do Arraial 2024“, diz trecho da nota.
Além disso, a nota cita que o Governo não consultou os representantes das quadrilhas para a mudança da data. Uma das quadrilhas que ficará de fora do evento, a Amor Caipira, é a atual Campeã do Boa Vista Junina e também venceu na edição anterior o concurso do Arraial do Anauá.
“[…] Lamentamos ainda, a decisão ser tomada sem antes conversarem com os representantes das federações das 28 quadrinhas que participam do evento.”, diz a nota.