Nesta quinta-feira (27), a Assembleia Legislativa de Roraima realizou uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, reunindo representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil organizada. Um dos destaques foi a participação de representantes do esporte em Roraima. Um grupo de esportistas se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), para pedir apoio.
A principal solicitação apresentada foi sobre criar um Instituto ou Secretaria de desporto, lazer e juventude, considerada por eles uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do esporte no estado. “Vamos discutir juridicamente a melhor forma de criar essa instituição e buscar recursos na iniciativa privada e no governo federal. O esporte é segurança pública, saúde, oportunidade, lazer e cultura. Reafirmo meu total compromisso com essa causa e vamos nos organizar para aprovar e convencer o Governo a enviar esse projeto de lei o quanto antes”, ressaltou Soldado Sampaio.
Durante a audiência, a estudante Jennifer Moraes ressaltou a necessidade de valorização do esporte escolar em Roraima. “Falamos sobre a importância do esporte escolar, que abre muitas portas para os jovens. Queremos que o esporte em nosso estado seja valorizado como nos outros estados. Roraima é o único que ainda não chegou nesse patamar”, disse Jennifer.
LDO 2025
O objetivo principal da iniciativa da audiência pública, desta quinta-feira, foi abrir as portas da Casa Legislativa para que a população, além dos setores econômicos, esportivos e culturais, pudesse apresentar suas prioridades, problemáticas e sugestões para o orçamento a ser aprovado pelos deputados.
O presidente da Assembleia Legislativa reforçou a importância de ouvir a sociedade. “Essa audiência pública é uma decisão da Comissão de Orçamento desta casa, juntamente com a Mesa Diretora. Somos eleitos pelo povo, e entendemos que a sociedade é dinâmica e precisamos sempre dialogar e aprender”, afirmou.
Ele ressaltou que a Assembleia vai continuar abrindo espaço para essa troca com a população que já está a cada ano mais participativa. Segundo ele, ano passado a Casa recebeu em torno de 500 contribuições. “Abrimos recentemente, e nesses 15 dias que estava aberto o link, nós recebemos para mais de 3.500 contribuições de pessoas de todo canto do estado dando uma sugestão, e de matérias que às vezes não eram nem de interesse”, observou.
Para ele, a audiência é um passo importante na construção de um orçamento participativo e democrático, “reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa de Roraima com a transparência e a inclusão da sociedade nas decisões orçamentárias do estado”.