Um grande volume de chuva que atingiu a capital Boa Vista na madrugada desta segunda-feira (24) provocou transtornos a moradores da cidade. Nas redes sociais, internautas relatam várias ocorrências.
Várias residências também foram invadidas pela água da chuva. Registraram esse tipo de problema moradores de bairros como Jóquei Clube, Alvorada, Mecejana, Asa Branca e outros.
Veja a quantidade de chuva registrada em alguns bairros nas últimas 12 horas, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden):
Olímpico – 92.67mm
Caranã – 75.34mm
Calungá – 63.8mm
Paraviana – 36.41mm
Os dados foram captados através de pluviômetros espalhados pela capital. De 23h30 de ontem até 8h da manhã, o nível do Rio Branco subiu 10 centímetros.
“Toda a água da chuva vai para o rio Branco. O nível do rio está dois metros acima do previsto para o mês de junho. Se o rio está cheio, ele acaba represando os igarapés que também tem o seu nível elevado, e todas as nossas galerias fazem com que a água escoe para os igarapés. Se o igarapé está cheio, a drenagem funciona de forma mais lenta”, explicou o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), nas redes sociais.
Conforme a Prefeitura de Boa Vista, cada ponto está sendo visitado pelas equipes do programa Patrulha da Chuva, para verificar o motivo do acúmulo de água, que podem ser diversos, como: lixo, galhadas e resto de obras que entopem os bueiros; áreas próximas de lagoas naturais; áreas planas que acumulam água mas o escoamento acontece normalmente; sistema de drenagem antigo que atendia uma realidade que não é mais a de hoje – inclusive a PMBV está fazendo obras de melhorias, substituindo sistema defasados.
A Prefeitura informou ainda está na rua, acompanhando cada situação e reforça o compromisso de continuar investindo em serviços e obras pela cidade, além da colaboração da população para redobrar os cuidados com a destinação correto de resíduos.