O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) Reinaldo Imbrozio recebeu da Universidade Estadual de Roraima (UERR) o título de Doutor Honoris Causa. A honraria é concedida a personalidades pela importância do seu trabalho e contribuição notável para o progresso da Universidade e avanço da ciência.
No caso de Imbrozio, a Universidade Estadual destaca, na Resolução nº 44 de junho de 2024, que a outorga é concedida ao pesquisador por sua “atuação no Núcleo de Apoio à Pesquisa do Inpa em Roraima, brilhante trajetória acadêmica e científica, relevantes pesquisas e trabalhos acadêmicos em prol da ciência, pela atuação na formação de mestres e doutores no Estado de Roraima e reconhecimento entre os pares como o maior pesquisador de Roraima na atualidade”. Ainda não foi definida a data da cerimônia oficial de outorga de grau.
“É uma honra que ficará marcada para sempre em minha trajetória acadêmica. Aliás, trajetória que não se constrói isoladamente, mas sim com companheiros/as de lutas educacionais, que tem padrão profissional voltado à melhoria de vida da população através da formação humana baseada em fatos e dentro dos limites científicos. A esses/as colegas e suas respectivas instituições, meu muito obrigada também”, agradeceu o pesquisador.
Reinaldo Imbrozio é Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre e doutor em Biologia Tropical (Ecologia) pelo Inpa, instituição na qual trabalha desde 1988, sempre no Núcleo do Inpa em Roraima , do qual foi chefe a maior parte da sua trajetória. O pesquisador realiza estudos relacionados às mudanças climáticas, uso e ocupação da terra, dinâmica de ecossistemas e emissões de gases do efeito estufa decorrentes das atividades antrópicas (ações do homem) na Amazônia.
O currículo do pesquisador é extenso. Destacam-se a autoria de 125 artigos completos publicados em periódicos, dez livros ou capítulos de livros publicados ou organizados, e a orientação de 65 estudantes, da graduação ao pós-doutorado.
“Esta é uma honraria justa e merecida que a Universidade Estadual de Roraima destina ao pesquisador do núcleo do Inpa naquele estado, por sua contribuição à formação de recursos humanos, e também por suas relevantes e extensas contribuições para o conhecimento científico sobre a Amazônia setentrional”, ressaltou o diretor do Inpa, o professor Henrique Pereira.
Imbrozio é professor do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFRR (Doutorado/Mestrado), docente colaborador nos cursos de Pós-graduação em Ecologia e Ciências Florestais do INPA (Doutorado/Mestrado) e membro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa Valor Ambiental da Amazônia – INCT Valamb. O projeto busca reduzir as incertezas na quantificação dos serviços ambientais da Amazônia e desenvolver ferramentas e cenários capazes de interpretar os custos e benefícios de diferentes políticas públicas em termos destes serviços.
O cientista é líder do Grupo de Pesquisas (GP) Ecologia e Manejo de Savanas e Florestas de Roraima (EcoSavFloRR), que atua exclusivamente nos ecossistemas do extremo norte da Amazônia. Sob sua liderança foram realizados diversos estudos ecológicos que deram a base para os parâmetros e cálculos regionais de estoque de carbono e emissão de gases do efeito estufa oriundos das savanas amazônicas. O Grupo propiciou ainda diferentes estudos relacionados a inventários florísticos e florestais que ampliaram o conhecimento científico sobre a diversidade vegetal local.
Destaca-se ainda a proposta feita pelo Grupo de Pesquisa de criação de uma unidade de conservação federal na região de savanas de Roraima. A proposta ainda está em discussão no âmbito do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).