A Polícia Federal deflagrou nessa quarta-feira, 19, no município de Bonfim/RR, a “Operação Hg80“, com o objetivo de desmantelar um suposto esquema criminoso de importação ilegal de enorme quantidade de mercúrio. A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça Federal de Roraima.
As investigações começaram após uma operação na fronteira entre o Brasil e a Guiana, onde foram apreendidos aproximadamente 120 quilos de mercúrio, substância comumente utilizada em atividades de garimpo ilegal. As diligências conseguiram identificar possíveis práticas de contrabando e transporte de produtos tóxicos, perigosos ou nocivos à saúde humana e ao meio ambiente.
O mercúrio é usado no processo de separação do ouro dos demais sedimentos. Sendo uma atividade clandestina, que busca driblar a fiscalização, geralmente não são adotados cuidados ambientais. O mercúrio acaba sendo despejado nos rios e entra na cadeia alimentar dos peixes e de outros animais.
Uma das principais formas de contaminação acontece por meio do consumo de peixes e frutos do mar contaminados pelo mercúrio utilizado no garimpo ilegal de ouro. Para o uso, comércio, produção e importação do mercúrio é necessário licenciamento ambiental pelo Ibama e registro no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadores de Recursos Ambientais (CTF/APP).
No entanto, uma vez que o Brasil não produz mercúrio e a importação é restrita por regulamentações específicas, a substância é adquirida de outros países por meio do comércio ilegal, inclusive, na internet.