Foto: Lohanna Chaves/Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), discutiram nesta quarta-feira (12) medidas para conter o narcotráfico em territórios indígenas. A reunião ocorreu na sede da autarquia indigenista em Brasília.

Segundo a titular da Senad, Marta Machado, o MJSP possui diversos estudos e ações preventivas ao uso de drogas e à violência. A ideia é utilizar as denúncias que chegam das comunidades indígenas à Funai para a implementação de políticas de combate às drogas.

“Nós não atuamos na repressão, mas podemos contribuir com estratégias e formulação de políticas públicas em articulação com outras instituições para mitigar os efeitos do narcotráfico em terras indígenas”, explicou Marta Machado.

Na reunião, a presidente Joenia Wapichana relatou diversos casos de insegurança em territórios indígenas em várias regiões do país, explicou as especificidades do contexto de proteção territorial nas aldeias e colocou a autarquia indigenista à disposição para atuação conjunta.

“Temos total interesse em firmar parcerias nessa área, que é uma lacuna na Funai e uma necessidade urgente. Quem sabe até podemos inaugurar uma nova frente de atuação voltada para a política sobre drogas”, vislumbrou.

Joenia incentivou que a Senad também busque parcerias com as organizações indígenas. “Atuei por mais de 20 anos nessas organizações e sei o quanto elas precisam ser fortalecidas para ajudar a proteger as comunidades”, ressaltou.

Também participaram da reunião por parte da Funai a diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna; a diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho; e o procurador Carlos Felipe da Silva Ribeiro, da Procuradoria Federal Especializada junto à Funai (PFE-Funai). Pela Senad, além da secretária Marta Machado, participaram a coordenadora da Estratégia Indígena, Lara Montenegro; a coordenadora-geral de Projetos Especiais sobre Drogas e Justiça Racial, Lívia Casseres; e a assessora Nathalia Dutra.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here