Toda a população que comparecer na 4ª edição da Defensoria Solidária, no próximo dia 8, poderá acessar diversos serviços de saúde como consultas médicas em diversas especialidades e exames. A ação acontece no Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves, a partir das 8h.
A iniciativa, realizada em parceria com a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper), é alusiva aos 24 anos da DPE-RR no estado. A ação conta com vários parceiros em diversas áreas.
De acordo com a presidente da ADPER, Geana Oliveira, serão disponibilizadas consultas com oftalmologista, cardiologista, ortopedista, pediatra e clínico geral. A carreta Odonto Móvel oferecerá limpeza, aplicação de flúor, restauração e extração.
“Haverá o Ônibus Saúde da Mulher do Estado com mamografia, ginecologista, ultrassonografia da mama, pélvica e transvaginal. As mulheres poderão também contar com orientação preventiva da Liga Roraimense de Combate ao Câncer”, informou a defensora.
SEMSA: A parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), permitirá que todas as pessoas adultas e crianças possam atualizar o cartão de vacina. Serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário nacional, além de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C.
CETERR: Como parte dos serviços de saúde, os visitantes contarão com o Centro de Educação Técnica Especializada de Roraima (CETERR) realizando aferição de pressão arterial, verificação do índice de massa corporal e teste de glicemia.
LIGA DO TRAUMA: A Liga do Trauma de Fisioterapia garantirá a ginástica laboral, ventosaterapia, eletroterapia, pilates no solo e a terapia manual durante o evento.
Todos os serviços são gratuitos e a ação acontecerá das 8h às 16h, na Rua Leôncio Barbosa, 1186, bairro Tancredo Neves. Para receber atendimento, basta chegar cedo ao local e buscar sua ficha de atendimento.
APOIO PSICOLÓGICO: Profissionais da área fornecerão suporte emocional e psicológico, ajudando a comunidade a lidar com questões como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
O subdefensor público-geral, Natanael Ferreira, mencionou a dificuldade que uma simples consulta médica pode representar para algumas famílias. “Estamos levando uma série de serviços relacionados à saúde para um único lugar, facilitando a vida de muitas pessoas. A Defensoria tem como objetivo garantir o acesso à justiça para todos, e isso inclui o direito à saúde”, frisou.
DIREITO: Todas as áreas de atuação da Defensoria Pública – família, criminal, conciliação, cível, infância e juventude, consumidor, ambiental, entre outras, estarão também disponíveis no local.
Além disso, o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC/RR) estará presente para emissão de 1ª e 2ª vias de documentos, assim como a Polícia Militar, Caer, Codesaima, Procon Assembleia, Secult, Seed, Bombeiros, Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social, entre outros serviços.