O tema “Adoção – Quebrando Preconceitos: Uma reflexão sobre perfis para adoção” será o foco de uma roda de conversa promovida pela Escola Judicial de Roraima (Ejurr). O evento será promovido na sexta-feira, 24 de maio e vai contar com a participação do juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Veras e das servidoras públicas, Vera Lúcia Sábio e Guêzega Costa de Oliveira, tendo a desembargadora Tânia Vasconcelos como mediadora.
A roda de conversa será voltada para magistrados, servidores, estagiários, residentes judiciais, colaboradores e o público geral. Serão abordados temas como adoção de pessoas com deficiência, indígena e também entrega voluntária.
O objetivo principal é criar um espaço de diálogo e reflexão entre pessoas que atuam nessa área e demais integrantes da sociedade, favorecendo, assim, a construção de políticas institucionais e ampliando o acesso à informação e à conscientização de todos.
Ao todo, serão ofertadas 40 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio exclusivamente pelo site ejurr.tjrr.jus.br. O evento terá a carga horária total de 2h e será realizado no auditório da Ejurr, às 10h, e contará com transmissão ao vivo pelo canal da Ejurr no YouTube.
Currículo dos formadores
Desa. Tânia Vasconcelos (Mediadora) – Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1987). Foi Promotora de Justiça do Estado do Amazonas no período de 1988 a 1991. Entrou para a magistratura em 1991 e tornou-se Juíza Titular da Comarca de Caracaraí/RR, onde trabalhou de 1991 a 1993. Em setembro de 2010 foi escolhida, pelo critério de merecimento, como a primeira desembargadora mulher do Tribunal de Justiça de Roraima, cargo no qual tomou posse no dia 14 de outubro de 2010. No mesmo ano, a Desembargadora ganhou o 1º Prêmio Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça. Presidiu o TJRR, no biênio2013-2015. Foi Presidente do TRE-RR no biênio 2017-2019, sendo a atual Vice-Presidente e Corregedora do TRE-RR.
Parima Dias Veras – Titular da Primeira Vara da Infância e Juventude, coordena a Secretaria Unificada, do Setor Interprofissional e da Divisão de Proteção das Varas da Infância e da Juventude. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima – UFRR (1996). Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela UFRR (2014). Atuou como palestrante no Seminário do Pacto Nacional pela 1ª Infância – Região Norte, com o tema: “Ação Integrada para Regularização da Situação Migratória e Documental de Crianças e Adolescentes Venezuelanos em Território Roraimense”.
Vera Lúcia Sábio – Pessoa com deficiência visual, porém, com grande visão interna. Servidora TJRR. Formada em Psicologia. Palestrante. Esposa, mãe biológica e adotiva. Autora do livro “Ser mãe é deixar o amor florecer”, pela Editora Viseu.
Guezega Costa de Oliveira – Servidora da Secretaria Municipal de Urbanismo – SMU de Boa Vista. Empresária e estudante de Arquitetura e Urbanismo. Natural de Belém do Pará e mora há 15 anos em Boa Vista.