Incentivar a compra e a leitura de obras literárias roraimenses e de livros sobre o Estado. Esse é o objetivo do projeto Leia Mais Roraima, coordenado pelo escritor Aldenor Pimentel. O projeto tem catalogado livros literários de autores regionais e obras sobre Roraima, literárias e não literárias, escritas por autores locais e de outros estados e países. O catálogo está disponível na internet e as publicações podem ser adquiridas com o coordenador do projeto.
No catálogo, estão disponíveis obras como “A queda do céu”, de Davi Kopenawa e Bruce Albert; e os livros infantis “A árvore do mundo e outros feitos de Macunaíma”, de Ciça Fittipaldi, e “A boca da noite”, de Cristino Wapichana, ganhador da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, da Suécia, e finalista do Prêmio Jabuti 2017, o mais importante da literatura brasileira. “A ideia é ir, pouco a pouco, inserindo mais obras no catálogo para atingir diferentes públicos”, acrescentou Pimentel.
Segundo o coordenador do projeto, até agora a obra mais procurada é a coleção “Do Roraima ao Orinoco”, do etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg. Formada por três livros traduzidos para o Português, a coleção registra pesquisa realizada pelo autor entre 1911 e 1913 na região que hoje corresponde a Roraima, Amazonas e Venezuela. O volume 1 é o relato da viagem, o segundo volume registra histórias indígenas, e o volume 3 aborda a cultura material e espiritual dos povos da região.
“É uma publicação de grande importância histórica e antropológica, tendo inspirado inclusive Mário de Andrade a escrever o romance Macunaína”, informou o coordenador. Pimentel explica que os interessados podem adquirir a coleção completa, com os três volumes, ou cada livro separadamente. O projeto garante entrega para todo o Brasil e frete grátis para Boa Vista (RR).
O catálogo está disponível na internet neste link: https://shre.ink/8gzT. A relação de obras disponíveis e outras informações sobre o projeto podem ainda ser acessadas no Instagram, no endereço eletrônico www.instagram.com/leiamaisroraima, e na página do Facebook: www.facebook.com/leiamaisroraima.