A classe artística de Roraima está mobilizada e convocando seus pares para ato público nesta terça-feira (30), pela execução imediata da Lei Paulo Gustavo em Roraima.
O Governo do Estado recebeu cerca de R$ 20 milhões em verbas do Governo Federal em agosto de 2023 e até o momento, Roraima é o único estado da região norte que não lançou os editais para contemplar os projetos dos fazedores de arte e cultura do Estado.
Neste intervalo o governo, através da Secretaria de Cultura (Secult), anunciou calendários de execução que não foram cumpridos e não apresentou os resultados das escutas públicas obrigatórias, quando a sociedade civil encaminhou as sugestões para construção dos editais da Lei Paulo Gustavo.
“O Governo do estado e a Casa Civil recusam-se a receber a categoria cultural há mais dois anos, mesmo com insistente pedidos formais. Isso revela o desprezo do atual Governo ao trabalhadores e trabalhadoras da cultura. É o mesmo Governo que investiu mais de R$ 10 milhões no último São João e promete gastar ainda mais esse ano em apenas poucos dias de arraial”, informa o manifesto.
“Sobre os editais da Lei Paulo Gustavo, temos o silêncio e a morosidade da estrutura do Governo. O processo se arrasta há quase de dez meses, com o recurso rendendo juros na conta da Secretária Estadual de Cultura (Secult) e muitas promessas descumpridas”, diz.
O ato público terá concentração em frente a Assembleia Legislativa de Roraima, 9h e em seguida haverá caminhada com intervenções artísticas até o Palácio Senador Hélio Campos.