Foto: Reprodução

Psicólogas da rede estadual de ensino que entraram por meio do seletivo de 2022 entraram em contato com o Roraima 1 para relatarem que o novo seletivo anunciado pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed) não prevê lotações nos municípios do interior, apenas na capital com deslocamentos para o interior, o que torna inviável o atendimento para os alunos no interior.

“Foi um trabalho de dois anos que ao invés de avançar ele vai ser regredido. Porque nesses dois anos eles só mandaram transporte pra gente ir para as vicinais duas vezes. E agora eles querem fazer todas as lotações na capital e e a gente sabe que isso é só no papel, na realidade os municípios vão ficar desassistidos”.

Eles relatam que o novo edital também não prevê a prorrogação dos contratos e que os estudantes serão atendidos por seis ou sete meses, o que não seria um tempo adequado para realizar o acompanhamento dos alunos.

“O nosso antigo ele era um trabalho com validade de um ano. Esse não tem nem impossível prorrogação. Só é um trabalho de seis a sete meses até o final do ano e pronto. Com todos lotados na capital. Então todos nós estamos perdendo, . Os funcionários que estão lotados no interior porque vão perder o seu emprego e as escolas”.

O outro lado 

A Secretaria de Educação e Desporto informa que o edital n° 35/2024 para contratação de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais prevê no item 1.2 que os profissionais a serem contratados “desenvolverão suas atividades nas equipes técnicas da Seed para dar suporte às escolas da rede pública estadual de ensino – capital e interior (indígena e não indígena), em locais e turnos a serem definidos de acordo com a necessidade da Administração Pública”.

Esclarece que no caso dos psicólogos, os mesmos são lotados na Divisão de Desenvolvimento Psicossocial e conforme vão surgindo as demandas, seja na capital, ou no interior, os profissionais são acionados para o atendimento.

Informa ainda que no item 1.8 do edital está previsto a vigência do certame até 30 de dezembro de 2024, “podendo ser aditivado se houver alteração do Calendário Escolar, para atender a conclusão do ano.

*atualizado às 19h54 com o posicionamento da Secretaria estadual de Educação. 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here