Lula e Petro. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) chegou a Colômbia nesta quarta-feira (17), onde cumpre agenda com o presidente do país vizinho, Gustavo Petro. O encontro presidencial vai tratar sobre as relações bilaterais entre os países, como a promoção do comércio, investimentos e bem-estar das populações brasileiras e colombianas. Também vão tratar sobre o desenvolvimento sustentável, em especial por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

A expectativa do encontro é gerar um “forte impulso à integração bilateral e regional”, segundo o governo. Durante o encontro, Lula e Petro também devem dialogar sobre temas sociais, como exemplo da igualdade racial, direitos humanos, agricultura familiar e pautas feministas.

Também em Bogotá, o presidente Lula participará de Fórum Empresarial promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial colombiana ProColombia, cuja programação incluirá painéis sobre temas como tecnologia, reindustrialização e integração produtiva, segurança alimentar e infraestrutura.

O Ministério de Relações Exteriores informou que a agenda vai ser bastante extensa: começa com uma reunião bilateral com Petro, com assinatura de atos e acordos de cooperação. Esses acordos ainda estão em diálogo, mas já existe uma lista de possibilidades, como explicou o diretor do Departamento de América do Sul, do Itamaraty, João Queiroz.

“Há uma previsão de que podem ser firmados memorandos de entendimentos sobre combate ao tráfico de pessoas, sobre direitos humanos, cooperação cultural, cooperação entre as bibliotecas nacionais dos dois países, sobre desenvolvimento agrário, cooperação policial, ajustes ou instrumentos em temas como gestão de território, empreendedorismo, tema como combate a fome e cartografia. Então esse é um pouco do que a gente espera para poder ter assinado durante a visita”.

O representante do Itamaraty também disse que, no encontro, não está descartada a possibilidade de conversarem sobre o processo eleitoral na Venezuela, já que os dois países se posicionam abertamente sobre o tema.

Brasil e Colômbia

Os dois países mantêm intercâmbio comercial significativo, sendo o Brasil o terceiro maior parceiro do país vizinho. As exportações brasileiras para a Colômbia apresentam tendência de crescimento desde 2003. Em 2023, ano em que o comércio bilateral totalizou US$ 6,1 bilhões, as exportações brasileiras alcançaram USD 3,8 bilhões, e as importações da Colômbia, US$ 2,3 bilhões. Mais de 70 empresas brasileiras estão instaladas na Colômbia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here