"A queda do Céu", documentário que também foi exibido em Cannes. Frame: reprodução

O Festival de Cannes é o mais prestigiado do cinema europeu, e acaba de ganhar mais um filme brasileiro para a programação de sua edição de 2024. O filme “A Queda do Céu”, longa que fala sobre o povo Yanomami, será exibido na Quinzena dos Cineastas.

A mostra paralela de Cannes promove a descoberta de novos diretores. A Queda do Céu é um documentário dirigido por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha. Rocha, que é filho do histórico diretor Glauber Rocha, já esteve em Cannes em 2004, quando disputou a Palma de Ouro de melhor curta-metragem por Quimera e, em 2016, recebeu o Olho de Ouro de melhor documentário com Cinema Novo, seu sétimo longa.

Sinopse

A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme “A Queda do Céu” acompanha o importante ritual fúnebre, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu.

O filme faz uma contundente crítica xamânica sobre aqueles chamados por Davi de povo da mercadoria, assim como sobre o garimpo ilegal e a mistura mortal de epidemias trazidas por forasteiros que os Yanomami chamam de epidemias “xawara”, e traz em primeiro plano a beleza da cosmologia Yanomami, dos espíritos xapiri e sua força geopolítica que nos convida a sonhar longe.

 A Queda do Céu ainda não tem previsão para estrear nos cinemas brasileiros.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here