O ambiente escolar vai muito além da sala de aula. E na busca por ideias que transformam e respondem problemas reais da vida, uma professora da Escola Municipal Palmira Castro Machado foi selecionada para a etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, tendo seu projeto listado em 1° lugar após disputar com outros 47 da região Norte.

O projeto escolhido foi a “Feira Livre Palmira: Educação Financeira Começa na Escola“, desenvolvido pela professora Welen Barroso durante o ano de 2022 e 2023. A feira ensinou os pequenos de 6 a 11 anos a terem controle financeiro, além de dar ideias de empreendimentos e também de reciclagem.

“Os alunos que nossa escola atende, normalmente, estão em situação de vulnerabilidade social. Então, nossa ideia foi apresentar a educação financeira, e também reforçar assuntos de sustentabilidade. Trabalhamos na sala, levamos a teoria, ensinando sobre o dinheiro, seu uso e como passar troco, para posteriormente colocarmos o que eles produziram na nossa feira livre”, disse a professora.

Com a classificação em primeiro lugar na Etapa Regional, a professora vai receber o pacote completo para participar do Congresso Bett Brasil 2024, que vai ocorrer entre os dias 23 e 26 de abril.  Welen reforçou que toda a escola está envolvida no projeto, que vai beneficiar não apenas a comunidade escolar, mas também as famílias dos alunos. 

“No início, desenvolvemos o projeto dentro da sala de aula, mas a gente expandiu para todas as 30 turmas da escola, com 848 alunos. Os professores abraçaram a ideia e isso se tornou um evento grande, com movimentação de todos do corpo escolar e da comunidade. O foco não é só do projeto ou só os alunos em si, mas levar o conhecimento para a família, para que todos possam também empreender”, disse a professora Welen.

Para os alunos, a ideia traz benefícios a longo prazo. E um grande exemplo é a aluna Jhojana Amada. A pequena tem apenas 10 anos e já participou ativamente das duas edições da feira.

 “Tem sido uma experiência incrível. Minha matéria favorita é matemática. Então, estava no paraíso. Fiz minhas vendas nas duas edições e já estou pensando na próxima. No ano passado, eu e meus colegas de sala vendemos coisas de café da manhã, comprei produtos de outras pessoas, mas guardei um pouco também para um momento especial. É importante”, disse a pequena Jhojana Amada. 

PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR – Identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores são os principais objetivos do prêmio. E nesta 2ª edição, professores de instituições de ensino públicas ou privadas foram convidados a participar da iniciativa, que envolve Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here